dc.description.resumo |
Este relato de experiência foi produzido a partir de uma roda de
conversa sobre agroecologia realizada com estudantes da Educação de
Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Sumé, Paraíba.
O estudo teve por objetivo discutir os princípios da agroecologia, bem
como evidenciar as diferenças e contradições dela com o agronegócio.
Participaram da roda de conversa estudantes e professores da Educação
de Jovens e Adultos, bem como estudantes do Curso de Especialização
em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência
com o Semiárido, ofertado pelo Centro de Desenvolvimento
Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande.
Para introduzir o debate, propomos o diálogo sobre memórias de
práticas vivenciadas pelos estudantes e familiares deles com a
agricultura familiar no território. Após, discutimos o conceito da
agroecologia, os princípios e a importância dela na sociedade
contemporânea. A experiência despertou o interesse de estudantes e
professores pelo tema, principalmente, com ênfase no que se refere às
práticas agroecológicas de convivência com o Semiárido. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Agroecologia e convivência com o Semiárido: um diálogo com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
This experience report was produced from a conversation circle about
Agroecology carried out with students of Youth and Adult Education at
a public school in Sumé, State of Paraíba. This study aimed to discuss
the agroecology principles and highlight its differences and
contradictions with Agribusiness. The conversation circle had the
participation of students and teachers of Youth and Adult Education and
students from the Specialization Course in Natural Sciences and
Mathematics Teaching for Living with the Semiarid offered by the
Center for Sustainable Development of the Semi-Arid of the Federal
University of Campina Grande. To introduce the debate, we propose a
dialogue about memories of practices experienced by students and their
families with family farming in the territory. Then, we discussed the
concept of agroecology, its principles, and its importance in
contemporary society. The experience aroused students' and teachers'
interest in the theme, especially regarding agroecological practices of
coexistence with the semiarid region. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35509 |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-25T18:08:50Z |
|
dc.date.available |
2024-04-25 |
|
dc.date.available |
2024-04-25T18:08:50Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes da EJA - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé - PB - Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology |
pt_BR |
dc.subject |
Coexistence with the semi-arid |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
EJA students - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé - PB - Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Nilton César silva dos. |
|
dc.creator |
RAMOS, Camila Morais de. |
|
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Agroecology and living with the Semiarid: a dialogue with students of Youth and Adult Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Nilton César silva dos; RAMOS, Camila Morais de; LIMA, Aldinete Silvino de. Agroecologia e convivência com o Semiárido: um diálogo com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 374-383, jan.-abr. 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35509 |
pt_BR |