dc.description.resumo |
O artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de
cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de
Matemática. O estudo é fruto de parte dos resultados de um projeto de pesquisa
interinstitucional e buscou caracterizar os cursos de licenciatura que ofertam a formação
de professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no
Ensino Médio, em contextos socioculturais específicos. Nesse cenário, discute-se a
formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do
Campo e princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam
a Educação Escolar Quilombola. Realizou-se uma análise documental, cujo corpus foi
constituído pelos Projetos Político-Pedagógicos de quatro cursos de universidades
públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do
país. Por meio da análise de conteúdo temática, delinearam-se três categorias
analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; e formação pedagógica
integradora. Os resultados evidenciam que os núcleos formativos dos quatro cursos
apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. A análise aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam
relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no
componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, reflete-se sobre
as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar
Quilombola e sugere-se a prescrição da formação sociopolítica em documentos de
cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais
investigados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
The article aims to understand how the formative core components of the Field Education
Degree programs for mathematics teachers are structured. The study is a result of an
inter-institutional research project and sought to characterize degree courses that offer
mathematics teachers formation to work in the final years of elementary education and
high school, in specific sociocultural contexts. In this scenario, the education of
mathematics teachers in Field Education Degree programs is discussed, as well as
principles, concepts, and legal documents that support and regulate Quilombola School
Education. A document analysis was carried out, with the corpus consisting of the
Political-Pedagogical Projects of four federal public universities located in the Northeast,
Southeast, North, and Midwest regions of the country. Through thematic content
analysis, three analytical categories were outlined: general and sociopolitical education;
mathematical education; and integrative pedagogical education. The results show that
the formative core components of the four courses present indications of sociopolitical
education integrated with mathematical education. The analysis points to possibilities for
proposing curricular components connecting the sociocultural diversity of Quilombola
peoples, beyond the component of Education for Ethnic-Racial Relations. The results
reflect on teacher education's implications for the performance of graduates in
Quilombola School Education and suggest the prescription of sociopolitical education in
documents of courses that form mathematics teachers beyond the investigated
sociocultural context. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511 |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-25T18:23:42Z |
|
dc.date.available |
2024-04-25 |
|
dc.date.available |
2024-04-25T18:23:42Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - educação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de matemática - Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Análise documental |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola school education |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - school education |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teachers - Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Document analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Educación escolar quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - educación escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educación en el campo |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores - matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Profesores de Matemáticas - Educación Rural |
pt_BR |
dc.subject |
Análisis de documentos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
KHIDIR, Kaled Sulaiman. |
|
dc.creator |
FERNANDES, Fernando Luís Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Quilombola school education in Field Education degree programs for mathematics teachers. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación escolar quilombola en licenciaturas de Educación del Campo para la formación de profesores de matemáticas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, 1-18, e6239091, jan./dez. 2023. ISSN: ISSN 1982-7199. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este artículo tiene como objetivo comprender como se estructuran los núcleos de
formación de cursos de Licenciatura en Educación del Campo para la formación de
profesores de matemáticas. Este trabajo forma parte de los resultados de un proyecto
de investigación interinstitucional y se propuso caracterizar los cursos de licenciatura
que ofrecen la formación de profesores de matemáticas para enseñar en los años finales
de la enseñanza primaria y en la secundaria en contextos socioculturales específicos.
En ese escenario, se discuten la formación de profesores de matemáticas en cursos de
Licenciatura en Educación del Campo y los principios, conceptos y documentos legales
que fundamentan y regulan la Educación Escolar Quilombola. Se realizó un análisis
documental, cuyo corpus fue constituido por los Proyectos Político-Pedagógicos de
cuatro cursos de universidades públicas federales ubicadas en las zonas Noreste,
Sureste, Norte y Centro Oeste de Brasil. A través del análisis del contenido temático,
consideramos tres categorías analíticas: formación general y sociopolítica; formación
matemática; formación pedagógica integradora. Los resultados demuestran que los
núcleos de formación de los cuatro cursos presentan indicios de una formación
sociopolítica integrada a la formación matemática. El análisis indica posibilidades de
proponer elementos curriculares que establezcan una relación con la diversidad
sociocultural de los pueblos quilombolas, no solo con el elemento Educación para las
Relaciones Étnicas y Raciales. Ante esto, se reflexiona sobre las implicaciones de la
formación de profesores para la actuación de profesionales en la Educación Escolar
Quilombola y se sugiere la prescripción de una formación sociopolítica en los documentos de los cursos de formación de profesores de matemáticas además de los
contextos socioculturales investigados. |
pt_BR |