dc.description.resumo |
O artigo traz parte de pesquisa de doutorado que teve por objetivo compreender a relação
que se constitui entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural
do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em
Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a
formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação
Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade
que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por
três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas realizadas. Os resultados
obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as
relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver suas
atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios que devem nortear a formação
dos professores de matemática nos contextos da Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
The article, which is part of the research of a doctoral thesis aims to understand the
relationships that are constituted between the mathematical contents and the political,
social and cultural dimensions of the people who live in rural areas in the training of
mathematics teachers in degree courses in field education. For this, the research is
anchored on field education studies, the training of mathematics teachers in the degrees
mentioned and on critical mathematics education, focusing on the concepts of dialogue,
research and criticality, which are the analytical categories used to analyze the responses
given in semistructured interviews carried out with three teacher trainers. The results
obtained in this stage of the research reveal that the teachers investigated consider the
dialogic, investigative and critical relations as principles to develop mathematical
activities, which is in line with the principles guiding the training of mathematics teachers
in the contexts of Field Education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35515 |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-29T21:09:24Z |
|
dc.date.available |
2024-04-29 |
|
dc.date.available |
2024-04-29T21:09:24Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de matemática - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teachers - training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dialogue, research and criticality in degree course in Field Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em Educação do Campo. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino de Cultura, ano 14, n.32, p.67-79. 2019. ISSN: 1980-3141. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35515 |
pt_BR |