DSpace/Manakin Repository

Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O artigo traz parte de pesquisa de doutorado que teve por objetivo compreender a relação que se constitui entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver suas atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios que devem nortear a formação dos professores de matemática nos contextos da Educação do Campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract The article, which is part of the research of a doctoral thesis aims to understand the relationships that are constituted between the mathematical contents and the political, social and cultural dimensions of the people who live in rural areas in the training of mathematics teachers in degree courses in field education. For this, the research is anchored on field education studies, the training of mathematics teachers in the degrees mentioned and on critical mathematics education, focusing on the concepts of dialogue, research and criticality, which are the analytical categories used to analyze the responses given in semistructured interviews carried out with three teacher trainers. The results obtained in this stage of the research reveal that the teachers investigated consider the dialogic, investigative and critical relations as principles to develop mathematical activities, which is in line with the principles guiding the training of mathematics teachers in the contexts of Field Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35515
dc.date.accessioned 2024-04-29T21:09:24Z
dc.date.available 2024-04-29
dc.date.available 2024-04-29T21:09:24Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Formação de professores - matemática pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Professores de matemática - formação pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree in Rural Education pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Teacher training - mathematics pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Mathematics teachers - training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dialogue, research and criticality in degree course in Field Education. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em Educação do Campo. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino de Cultura, ano 14, n.32, p.67-79. 2019. ISSN: 1980-3141. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35515 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta