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A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.

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dc.description.resumo Este artigo traz uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) que formam professores de Matemática. Para tanto, apresentamos uma análise de dados que foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três coordenadores de cursos que participaram de uma pesquisa mais ampla que objetivou compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação dos referidos professores, com base nos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. As respostas dos coordenadores revelam elementos característicos que materializam a Pedagogia da Alternância nos processos formativos dos cursos analisados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. pt_BR
dc.date.issued 2020-04
dc.description.abstract This paper brings a reflection on Pedagogy of Alternation in Field Education (LEdoC) undergraduations that trains mathematics teachers. To this end, we present an analysis of data produced by means of a semi-structured interview undertook within three coordinators who participated in a broader research, aiming to understand the relationship between mathematical content and the political, social and cultural dimensions of peasantry in the training of these teachers, based on the principles of Field Education and Critical Mathematical Education. The responses of the coordinators reveal characteristic elements that materialize the Pedagogy of Alternancy in the formative processes of the courses analyzed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516
dc.date.accessioned 2024-04-29T21:11:42Z
dc.date.available 2024-04-29
dc.date.available 2024-04-29T21:11:42Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação matemática Crítica pt_BR
dc.subject Formação de professores - matemática pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Pedagogia da alternância pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Critical mathematics education pt_BR
dc.subject Teacher training - mathematics pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education pt_BR
dc.subject Alternation pedagogy pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Educación matemática crítica pt_BR
dc.subject Formación de profesores - matemáticas pt_BR
dc.subject Licenciatura en Educación Rural pt_BR
dc.subject Pedagogía de la alternancia pt_BR
dc.subject Educación en el campo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The alternation pedagogy in undergraduate courses in Rural Education that train mathematics teachers. pt_BR
dc.title.alternative La pedagogía de la alternancia en los cursos de pregrado en Educación Rural que forman profesores de matemáticas.
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, número 58, páginas 11-24, abril, 2020. ISSN: 1815-0640. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516 pt_BR
dc.description.resumen Este artículo trae una reflexión sobre la Pedagogía de la Alternancia en los cursos de Licenciatura en Educación de Campo (LEdoC) que forman a los profesores de matemáticas. Para ello, presentamos un análisis de los datos que se produjeron mediante una entrevista semiestructurada realizada a tres coordinadores de curso participantes de una investigación más amplia cuyo objetivo era comprender la relación entre el contenido matemático y las dimensiones políticas, sociales y culturales del campesinado en la formación de estos profesores, basándose en los principios de la Educación de Campo y la Educación Matemática Crítica. Las respuestas de los coordinadores revelan elementos característicos que materializan la Pedagogía de la Alternancia en los procesos formativos de los cursos analizados. pt_BR


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