dc.description.resumo |
Este artigo traz uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância nos cursos de
Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) que formam professores de
Matemática. Para tanto, apresentamos uma análise de dados que foram
produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três
coordenadores de cursos que participaram de uma pesquisa mais ampla que
objetivou compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as
dimensões política, social e cultural do campesinato na formação dos
referidos professores, com base nos princípios da Educação do Campo e da
Educação Matemática Crítica. As respostas dos coordenadores revelam
elementos característicos que materializam a Pedagogia da Alternância nos
processos formativos dos cursos analisados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-04 |
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dc.description.abstract |
This paper brings a reflection on Pedagogy of Alternation in Field Education
(LEdoC) undergraduations that trains mathematics teachers. To this end, we
present an analysis of data produced by means of a semi-structured interview
undertook within three coordinators who participated in a broader research,
aiming to understand the relationship between mathematical content and the
political, social and cultural dimensions of peasantry in the training of these
teachers, based on the principles of Field Education and Critical Mathematical
Education. The responses of the coordinators reveal characteristic elements
that materialize the Pedagogy of Alternancy in the formative processes of the
courses analyzed. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516 |
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dc.date.accessioned |
2024-04-29T21:11:42Z |
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dc.date.available |
2024-04-29 |
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dc.date.available |
2024-04-29T21:11:42Z |
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dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia da alternância |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Critical mathematics education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Alternation pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Educación matemática crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores - matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura en Educación Rural |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogía de la alternancia |
pt_BR |
dc.subject |
Educación en el campo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
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dc.creator |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The alternation pedagogy in undergraduate courses in Rural Education that train mathematics teachers. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La pedagogía de la alternancia en los cursos de pregrado en Educación Rural que forman profesores de matemáticas. |
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dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, número 58, páginas 11-24, abril, 2020. ISSN: 1815-0640. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este artículo trae una reflexión sobre la Pedagogía de la Alternancia en los
cursos de Licenciatura en Educación de Campo (LEdoC) que forman a los
profesores de matemáticas. Para ello, presentamos un análisis de los datos
que se produjeron mediante una entrevista semiestructurada realizada a tres
coordinadores de curso participantes de una investigación más amplia cuyo
objetivo era comprender la relación entre el contenido matemático y las
dimensiones políticas, sociales y culturales del campesinado en la formación
de estos profesores, basándose en los principios de la Educación de Campo y
la Educación Matemática Crítica. Las respuestas de los coordinadores revelan
elementos característicos que materializan la Pedagogía de la Alternancia en
los procesos formativos de los cursos analizados. |
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