DSpace/Manakin Repository

Elementos de uma relação entre o ensino de matemática e as atividades produtivas camponesas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida no Agreste e no Sertão de Pernambuco sobre as relações estabelecidas por camponeses e professores entre os conteúdos matemáticos e as atividades produtivas. Tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica.A Educação do Campoconstitui-se enquanto tríade: campo, política pública e educação, de forma antagônica aos pressupostos da Educação Rural.À luz da Educação Matemática Crítica discutimos as dimensões que permeiam o ensino de Matemática relacionado àEducação do Campo. Apresentamos apenas o estudo desenvolvido com os camponeses. Realizamos entrevista semiestruturada com 6 camponeses e mapeamos as atividades produtivas de 116 camponeses por meio da aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa mostram que os camponesesreconhecem a importância do ensino de Matemática, apontando algumas possibilidadespara um ensino que articule o modo de vida das famílias e os saberes do campesinatocom os conteúdos matemáticos trabalhados na escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Elementos de uma relação entre o ensino de matemática e as atividades produtivas camponesas. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This article presents part of a research study developed in the regions of Agreste and Sertão in the Brazilian state of Pernambuco. The study investigated the relationships established by Field people and teachers between the mathematical school contents and productive activities. We take as reference the studies on Field Education and Critical Mathematics Education. The Field Education is comprised of a triad: field, public policy and education. This educational perspective is different of assumptions of Rural Education. In the light of Critical Mathematics Education, we discuss dimensions that permeate the teaching of mathematics related to Field Education. We conducted semistructured interviews with 6 field inhabitants, and we mapped the productive activities of 116 farmers through the use of questionnaires. The research results indicate that people from field emphasize the importance of mathematics teaching, suggesting an articulated education to the way that families live. The results also suggest that there is links between mathematical contents and knowledge about the field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35518
dc.date.accessioned 2024-04-29T21:15:07Z
dc.date.available 2024-04-29
dc.date.available 2024-04-29T21:15:07Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Camponeses - atividades produtivas pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics Education pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Peasants - productive activities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Elements of a relationship between mathematics teaching and peasant productive activities. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Elementos de uma relação entre o ensino de matemática e as atividades produtivas camponesas. ENTRELAÇANDO: Revista Eletrônica de Culturas e Educação. Ano V, n. 10, 2016. ISSN: 2179-8443. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35518 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta