dc.description.resumo |
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida no Agreste e no Sertão de
Pernambuco sobre as relações estabelecidas por camponeses e professores entre os
conteúdos matemáticos e as atividades produtivas. Tomamos por referência os estudos
sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica.A Educação do
Campoconstitui-se enquanto tríade: campo, política pública e educação, de forma
antagônica aos pressupostos da Educação Rural.À luz da Educação Matemática Crítica
discutimos as dimensões que permeiam o ensino de Matemática relacionado àEducação
do Campo. Apresentamos apenas o estudo desenvolvido com os camponeses.
Realizamos entrevista semiestruturada com 6 camponeses e mapeamos as atividades
produtivas de 116 camponeses por meio da aplicação de questionários. Os resultados da
pesquisa mostram que os camponesesreconhecem a importância do ensino de
Matemática, apontando algumas possibilidadespara um ensino que articule o modo de
vida das famílias e os saberes do campesinatocom os conteúdos matemáticos
trabalhados na escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Elementos de uma relação entre o ensino de matemática e as atividades produtivas camponesas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
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dc.description.abstract |
This article presents part of a research study developed in the regions of Agreste and
Sertão in the Brazilian state of Pernambuco. The study investigated the relationships
established by Field people and teachers between the mathematical school contents and
productive activities. We take as reference the studies on Field Education and Critical
Mathematics Education. The Field Education is comprised of a triad: field, public
policy and education. This educational perspective is different of assumptions of Rural
Education. In the light of Critical Mathematics Education, we discuss dimensions that
permeate the teaching of mathematics related to Field Education. We conducted semistructured
interviews with 6 field inhabitants, and we mapped the productive activities
of 116 farmers through the use of questionnaires. The research results indicate that
people from field emphasize the importance of mathematics teaching, suggesting an
articulated education to the way that families live. The results also suggest that there is
links between mathematical contents and knowledge about the field. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35518 |
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dc.date.accessioned |
2024-04-29T21:15:07Z |
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dc.date.available |
2024-04-29 |
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dc.date.available |
2024-04-29T21:15:07Z |
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dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Camponeses - atividades produtivas |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Peasants - productive activities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
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dc.creator |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Elements of a relationship between mathematics teaching and peasant productive activities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Elementos de uma relação entre o ensino de matemática e as atividades produtivas camponesas. ENTRELAÇANDO: Revista Eletrônica de Culturas e Educação. Ano V, n. 10, 2016. ISSN: 2179-8443. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35518 |
pt_BR |