Repositorio Dspace/Manakin

Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Apresentamos um recorte da pesquisa desenvolvida sobre a articulação estabelecida por professores de escolas do campo entre os conteúdos matemáticos e as realidades vivenciadas pelos alunos. Tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica. Quatro professores de duas escolas das regiões Agreste e Sertão de Pernambuco participaram por meio de entrevistas semiestruturadas. Além disso, tivemos acesso, a partir dos cadernos dos alunos, às atividades matemáticas que os professores trabalharam durante três bimestres letivos. Os resultados da pesquisa mostram que, mesmo tendo formação em Educação do Campo, os professores raramente articulam os conteúdos matemáticos às realidades dos alunos camponeses, embora suas respostas indiquem que eles têm conhecimento destas realidades. Esses resultados apontam para a necessidade de as instituições formadoras investirem na formação inicial e continuada de professores que atuam em escolas do campo, para contribuir eficazmente com a emancipação dos sujeitos educativos do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo? pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This article presents aspects of an ongoing research about links that field school teachers make to connect mathematical contents with students’ reality. Our discussion is based on previous studies about Field Education and Critical Mathematical Education. We conducted semi-structured interviews with four teachers from two schools located in Agreste and Sertão, geographical regions of Pernambuco state. We also analysed students records in notebooks which were related to activities provided by the teachers during three bi-monthly class periods. Our research results showed that even teachers with specialization in Field Education, responded that they acknowledge the need to make links between mathematical contents with field students’ reality, however these teachers´ pedagogical approaches are rare. Our results suggest that teacher education institutions need to improve the initial and continuing of field school teachers as a way to contribute with field subjects’ emancipation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519
dc.date.accessioned 2024-04-29T21:16:51Z
dc.date.available 2024-04-29
dc.date.available 2024-04-29T21:16:51Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Cenário para Investigação pt_BR
dc.subject Atividades matemática pt_BR
dc.subject Camponeses - alunos pt_BR
dc.subject Estudantes camponeses pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Scenario for Investigation pt_BR
dc.subject math activities pt_BR
dc.subject Peasants - students pt_BR
dc.subject Peasant students pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The mathematical contents and the realities of rural students: what are articulations developed by field school teachers? pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo? Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. v.9, n.19, 2016. ISSN: 2359-2842. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta