DSpace/Manakin Repository

O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O texto tem por objetivo discutir possibilidades de diálogo nas aulas de matemática nos seis ambientes de aprendizagem apresentados por Ole Skovsmose. Trata-se de uma discussão teórica sobre o diálogo à luz da Educação Matemática Crítica. No percurso metodológico utiliza-se do debate teórico sobre a Educação Matemática Crítica como campo de estudo e de pesquisa para fundamentar o conceito de diálogo e discutir os elementos que constituem os ambientes de aprendizagem no paradigma do exercício e nos cenários para investigação. O estudo indica possibilidades para que a comunicação entre professor e alunos se aproxime do diálogo no paradigma do exercício. Nos ambientes de aprendizagem enraizados no paradigma do exercício, é possível mover-se em direção ao diálogo, colocando em ação alguns atos dialógicos, de modo que a fala seja compartilhada entre professor e alunos nas aulas de matemática. Assim, o diálogo, que pressupõe a relação sociopolítica e cultural, a mutualidade e a equidade entre os atores, para além de acontecer nos cenários para investigação, pode ser iniciado em ambientes caracterizados como educação matemática tradicional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This text aims to discuss possibilities of dialogue in mathematics classes in the six learning environments presented by Ole Skovsmose. It presents a theoretical discussion about the dialogue through the lens of Critical Mathematics Education. In the demonstrated methodology, the theoretical debate on Critical Mathematics Education was adopted as a field of study and research, in order to substantiate the concept of dialogue and discuss the elements that constitute the learning environments in the exercise paradigm and the landscape of investigations. The study indicates possibilities, so that the communication between teacher and students approaches the dialogue in the exercise paradigm. In the learning environments related to the exercise paradigm, it is possible to move towards the dialogue, putting some dialogic acts into action, in a way that the talk is shared by both the teacher and the students in mathematics classes. Therefore, the dialogue, which presupposes the sociopolitical and cultural relationship, as well as mutuality and equity among actors, can be initiated beyond the landscape of investigations, and take place in the environments characterized as traditional mathematics education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520
dc.date.accessioned 2024-04-29T21:17:44Z
dc.date.available 2024-04-29
dc.date.available 2024-04-29T21:17:44Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Cenários para investigação pt_BR
dc.subject Paradigma do exercício pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Ambientes de aprendizagem - matemática pt_BR
dc.subject Diálogo e ensino de matemática pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Scenarios for investigation pt_BR
dc.subject Exercise paradigm pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Learning Environments - Mathematics pt_BR
dc.subject Dialogue and mathematics teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MILANI, Raquel.
dc.creator CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
dc.creator SOARES, Daniela Alves.
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The dialogue in the mathematics learning environments. pt_BR
dc.identifier.citation MILANI, Raquel; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; SOARES, Daniela Alves; LIMA, Aldinete Silvino de. O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, Pr, v.6, n.12, p.221-245, jul.-dez. 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta