dc.description.resumo |
O estudo que apresentamos neste artigo tem por objetivo compreender os princípios que
norteiam a formação de professores de Matemática no caso dos cursos de Licenciatura
em Educação do Campo (LEdoC). Para tanto, nos ancoramos nos domínios da Educação
Matemática Crítica e da Educação do Campo. Os dados empíricos foram produzidos por
meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ensinam em
dois cursos ofertados por universidades públicas brasileiras. As respostas dos
professores mostram que a diversidade, a investigação e a emancipação humana são
princípios que norteiam a formação de professores de Matemática nas LEdoC e,
sobretudo, colocam em evidência o interesse de os professores formadores trazerem as
especificidades do campo para o centro do processo formativo dos futuros professores
de Matemática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
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dc.description.abstract |
The study that we present in this article aimed to understand the principles that guide
mathematics teacher’s education in the case of undergraduate degree courses in Field
Education (LEdoC). Therefore, our theoretical framework is in the domains of Critical
Mathematics Education and Field Education. The empirical data we used were produced
through semi-structured interviews carried out with five teachers who teach in courses
offered by two Brazilian public universities. To analyse their responses, we used diversity,
research and human emancipation as analytical categories, considering that they are
guiding principles of the activity of teacher trainers in LEdoC. The results confirm the
presence of these principles in the responses of the teachers interviewed and, above all,
highlight the teacher trainer’s interest to bring field specificities to the centre of the
educational process of mathematics pre-service teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35521 |
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dc.date.accessioned |
2024-04-30T12:19:52Z |
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dc.date.available |
2024-04-30 |
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dc.date.available |
2024-04-30T12:19:52Z |
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dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Investigação |
pt_BR |
dc.subject |
Emancipação humana |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Investigation |
pt_BR |
dc.subject |
Human emancipation |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - mathematics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
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dc.creator |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
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dc.creator |
OLIVEIRA, Hélia Margarida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Diversity, research and human emancipation as principles of mathematics teacher education in degree courses in field education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; OLIVEIRA, Hélia Margarida. Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. Educação Matemática Pesquisa, Pesq. São Paulo, v. 22, n. 1 pp. 731-752, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35521 |
pt_BR |