DSpace/Manakin Repository

Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O estudo que apresentamos neste artigo tem por objetivo compreender os princípios que norteiam a formação de professores de Matemática no caso dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Para tanto, nos ancoramos nos domínios da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo. Os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ensinam em dois cursos ofertados por universidades públicas brasileiras. As respostas dos professores mostram que a diversidade, a investigação e a emancipação humana são princípios que norteiam a formação de professores de Matemática nas LEdoC e, sobretudo, colocam em evidência o interesse de os professores formadores trazerem as especificidades do campo para o centro do processo formativo dos futuros professores de Matemática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract The study that we present in this article aimed to understand the principles that guide mathematics teacher’s education in the case of undergraduate degree courses in Field Education (LEdoC). Therefore, our theoretical framework is in the domains of Critical Mathematics Education and Field Education. The empirical data we used were produced through semi-structured interviews carried out with five teachers who teach in courses offered by two Brazilian public universities. To analyse their responses, we used diversity, research and human emancipation as analytical categories, considering that they are guiding principles of the activity of teacher trainers in LEdoC. The results confirm the presence of these principles in the responses of the teachers interviewed and, above all, highlight the teacher trainer’s interest to bring field specificities to the centre of the educational process of mathematics pre-service teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35521
dc.date.accessioned 2024-04-30T12:19:52Z
dc.date.available 2024-04-30
dc.date.available 2024-04-30T12:19:52Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Investigação pt_BR
dc.subject Emancipação humana pt_BR
dc.subject Formação de professores - matemática pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.subject Investigation pt_BR
dc.subject Human emancipation pt_BR
dc.subject Teacher training - mathematics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.creator OLIVEIRA, Hélia Margarida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Diversity, research and human emancipation as principles of mathematics teacher education in degree courses in field education. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; OLIVEIRA, Hélia Margarida. Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. Educação Matemática Pesquisa, Pesq. São Paulo, v. 22, n. 1 pp. 731-752, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35521 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta