DSpace/Manakin Repository

Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Apresentamos um recorte teórico que norteia a pesquisa de doutoramento da primeira autora22, em desenvolvimento, que investiga a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e, em particular, a relação entre a formação matemática do professor e as dimensões políticas, sociais e culturais do campesinato. O recorte que trazemos corresponde a uma revisão bibliográfica que objetivou identificar e analisar trabalhos publicados sobre a temática em questão. Para tanto, tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Formação de Professores de Matemática, particularizando a Licenciatura em Educação do Campo. O corpus analisado é constituído por publicações dos Anais de quatro Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e do banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2007 a 2016. Os resultados das análises evidenciam, por um lado, os desafios enfrentados pelas instituições formadoras para implementar propostas curriculares que relacionem a formação matemática com as dimensões políticas, sociais e culturais do campo, considerado a sua diversidade. Por outro lado, apontam avanços obtidos pelos cursos pesquisados, visto que eles prionzam a articulação entre a teoria e a prática e o fortalecimento do diálogo entre a universidade, a escola e os movimentos sociais do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract We present aspects of a doctoral thesis under development that investigates the mathematics teacher education related to undergraduate courses in Field Education. We particularly focus on the relationships between the teacher’s mathematical bases and the political, social and cultural dimensions in Field Education. This article presents a bibliographical review that aimed to identify and analyze publications associated with these themes. We selected studies on field education and mathematics teacher education associated with undergraduate courses in field education, named as Licenciatura em Educação do Campo. The literature review was built upon the proceedings of four National Meetings on Mathematical Education (ENEM), and thesis and dissertations from CAPES data base published from 2007 until 2016. Analyzes indicate challenges faced by the university institutions to develop curricular proposals that relate mathematical education to the political, social and cultural dimensions of the field, considering its diversity. On the other hand, the results of the study suggest advances obtained by the undergraduate courses, since they prioritize the articulation between theory and practice and the strengthening of the dialogue between the university, the schools and the social movements of the field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522
dc.date.accessioned 2024-04-30T12:50:18Z
dc.date.available 2024-04-30
dc.date.available 2024-04-30T12:50:18Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Formação de professores - matemática pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Encontros Nacionais de Educação Matemática - Anais pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Teacher training - mathematics pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education pt_BR
dc.subject National Mathematics Education Meetings - Proceedings pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training of teachers of mathematics in the degree in field Education: a look at the researches. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. REMATEC. Ano 12, n.25, mai-ago, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta