DSpace/Manakin Repository

A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a formação de professores, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Por meio de uma análise documental buscamos identiicar elementos característicos das formações matemática, pedagógica e sociopolítica presentes nos projetos pedagógicos de três cursos sediados em universidades públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As análises evidenciam elementos que permeiam as propostas dos cursos analisados no que concerne ainvestigação, odiálogoe acriticidade, categorias analíticas que consideramos neste estudo. As propostas dos cursos denotam, também, uma tendência a superar o modelo 3+1 de formação de professores de matemática, em favor de um modelo que busca articular: a teoria e a prática, a formação matemática e a pedagógica, a universidade, a escola e a comunidade. A Matemática ensinada nesta perspectiva aproxima-se das preocupações preconizadas pela Educação Matemática Crítica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract We present a cut of a doctoral research on the training of teachers of Mathematics in Courses of Degree in Field Education. The research is anchored in studies on teacher education, Critical Mathematics Education and Field Education. Through a documentary analysis we sought to identify characteristic elements of the mathematical, pedagogical and sociopolitical formations present in the pedagogical projects of three courses based in public universities in the Northeast, Southeast and Central West regions of Brazil. The analyzes show elements that permeate the proposals of the courses analyzed in what concerns the investigation, the dialogue and the criticality, analytical categories that we consider in this study. The proposals of the courses also show a tendency to overcome the 3 + 1 model of teacher training in mathematics, in favor of a model that seeks to articulate: theory and practice, mathematical and pedagogical training, university, school and community. Mathematics taught in this perspective is close to the concerns advocated by Critical Mathematics Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527
dc.date.accessioned 2024-04-30T19:03:35Z
dc.date.available 2024-04-30
dc.date.available 2024-04-30T19:03:35Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Professores de matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores de matemática pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Análise documental pt_BR
dc.subject Math teachers pt_BR
dc.subject Mathematics teacher training pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree in Rural Education pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Document analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Research, dialogue and criticity in the pedagogical projects of licensing courses in degree in Field Education. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: MACHADO, Felipe Antonio; GONÇALVES, Fagundes (orgs). Universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática. 1ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta