dc.description.resumo |
Apresentamos uma reflexão sobre a pertinência de ensinar Matemática por
meio de cenários para investigação e focamos, em particular, a formação de professores
de Matemática no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade
Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para ilustrar nossa reflexão apresentamos dois
cenários propostos por dois professores formadores e vivenciados pelos estudantes do
referido curso. Os resultados dessas experiências mostram que os cenários para
investigação se configuraram em suportes importantes para as atividades dos
professores, na medida em que o trabalho investigativo realizado evidenciou diversos
aspectos da relação que há entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política,
social e cultural do campesinato de pertencimento dos estudantes, professores em
formação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Cenários para investigação vivenciados na formação de professores de Matemática na licenciatura em Educação do Campo da UFRB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35529 |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-30T21:42:56Z |
|
dc.date.available |
2024-04-30 |
|
dc.date.available |
2024-04-30T21:42:56Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFRB |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Math teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Degree Course in Rural Education - UFRB |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Recôncavo da Bahia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
|
dc.creator |
ROSEIRA, Nilson Antonio Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Scenarios for investigation experienced in the training of Mathematics teachers in the degree in Rural Education at UFRB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva ; ROSEIRA, Nilson Antonio Ferreira. Cenários para investigação vivenciados na formação de professores de Matemática na licenciatura em educação do Campo da UFRB. In: Editora Poisson. (Org.). Cenários para investigação na formação de professores de matemática da Licenciatura em Educação do Campo da UFRB .Belo Horizonte: Poisson, 2020. ISBN: 978-65-86127-00-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35529 |
pt_BR |