DSpace/Manakin Repository

Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este capítulo tem por objetivo reletir sobre o letramento estatístico, estabelecendo relações com a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica (EMC). Apresentamos os principais aspectos de cada uma dessas áreas e, em seguida, problematizamos sobre perspectivas de atividades que podem ser desenvolvidas no ensino de Estatística em escolas do campo, visando contribuir para o letramento estatístico. Essas relexões são parte de um projeto de doutorado em andamento que investiga as possibilidades de situações de letramento estatístico nos contextos da Educação do Campo, a partir de preocupações com a justiça social, democracia, além de questões sociopolíticas e socioculturais presentes no campesinato. Palavras-Chave: Educação do Campo, Letramento Estatístico, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática, Educação Estatística. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract This chapter discusses statistical literacy, establishing relationships with ield education and critical mathematics education. First, we present the main aspects of each area. Then, we discuss the perspectives of activities that can be developed in the teaching of statistics in ield schools, which can contribute to statistical literacy. These relections are part of an ongoing doctoral project that investigates the possibilities of situations of statistical literacy in ield education contexts based on concerns about social justice, democracy, and socio-political and sociocultural issues present in the Brazilian campesinato. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534
dc.date.accessioned 2024-05-03T19:04:17Z
dc.date.available 2024-05-03
dc.date.available 2024-05-03T19:04:17Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Letramento estatístico pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação Estatística pt_BR
dc.subject Statistical literacy pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Statistical Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Anderson Henrique Costa.
dc.creator MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reflections on statistical literacy in the light of field education and critical mathematics education. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Anderson Henrique Costa; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; LIMA, Aldinete Silvino de. Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica. In: RIOS, Kássia Aguiar Noberto; SANTOS, Liz Oliveira dos; COSTA, Samantha Serra (Org.). Tecnologia em alimentos e inovação na Educação do Campo. 1ed. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2021, Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta