dc.description.resumo |
Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de
Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um
projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que
formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em
contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática
em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e
regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído
pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de três universidades públicas federais
localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país. Por meio da análise de conteúdo delineamos três
categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; formação pedagógica integradora.
Os resultados das análises evidenciam que os núcleos formativos dos três cursos apresentam indícios de uma
formação sociopolítica integrada à formação matemática. O estudo aponta possibilidades para propor
componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas,
não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, refletimos sobre as
implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugerimos a
prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para
além dos contextos socioculturais investigados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
This article aims to understand how the formative cores of the Field Education Teaching Degree Courses that
qualify mathematics teachers are structured. This is an excerpt from an ongoing interinstitutional research
project that aims to characterise the undergraduate teaching courses that qualify mathematics teachers to work
in middle and high school in specific sociocultural contexts. To this end, we discussed mathematics teacher
education in LEdoC courses and presented principles, concepts, and legal documents that support and regulate
Quilombola School Education. We opted for documentary analysis, whose corpus consisted of the curriculum
matrices of Political-Pedagogical Course Projects of three federal public universities located in the Northeast, Southeast, and North regions of the country. Through content analysis, we outlined three analytical categories:
general and socio-political formation, mathematical formation and integrative pedagogical formation. The
results of the analyses show that the formative nuclei of the three courses present indications of a socio-political
formation integrated into the mathematical formation. The study points out possibilities to propose curricular
components that establish a relationship with the sociocultural diversity of quilombola peoples, not only in the
Education for Ethnic-Racial Relations component. Therefore, we reflect on the implications of teacher
education for the performance of those who majored in Quilombola School Education and suggest the
prescription of sociopolitical education in the documents of courses that qualify mathematics teachers beyond
the socio-cultural contexts investigated. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-03T21:14:21Z |
|
dc.date.available |
2024-05-03 |
|
dc.date.available |
2024-05-03T21:14:21Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto sociocultural quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Escolar Quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Núcleos formativos |
pt_BR |
dc.subject |
Análise documental |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola sociocultural context |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola School Education |
pt_BR |
dc.subject |
Training centers |
pt_BR |
dc.subject |
Document analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
KHIDIR, Kaled Sulaiman. |
|
dc.creator |
FERNANDES, Fernando Luís Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematics Teacher Education in Field Education for the Performance of those in Quilombola School Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para Atuação na Educação Escolar Quilombola. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 8, 2021, Uberlândia (MG). Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender. Brasília: SBEM, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536 |
pt_BR |