Repositorio Dspace/Manakin

O diálogo como princípio formativo na Licenciatura em Educação do Campo da UFRB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este texto é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no primeiro semestre de 2020, vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED) que objetivou refletir sobre o tempo comunidade como percurso formativo de licenciandos da Educação do Campo do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Como desdobramento da pesquisa foi produzido um capítulo de livro que será publicado posteriormente sobre as experiências da LEdoC da UFRB. Neste estudo buscamos respostas ao questionamento: Como o diálogo entre estudantes, formadores e líder do movimento sindical se constitui nas atividades do tempo comunidade desenvolvidas no município de Iraquara-BA? Partimos do pressuposto de que o diálogo na LEdoC se constitui enquanto princípio formativo, visto que é fundamental para constituir a tríade: campo, educação e políticas públicas. (CALDART, 2009). Optamos pela pesquisa qualitativa, sustentada na pesquisa interpretativa, que permite ao pesquisador identificar temas e categorias analíticas, fazer interpretações e tirar conclusões, considerando suas descobertas teóricas e suas percepções acerca de um momento sociopolítico e histórico específico (CRESWELL, 2014). Como instrumento de produção de dados, utilizamos um questionário online com questões abertas. Participaram do estudo uma líder do movimento sindical e nove estudantes do terceiro ao oitavo semestre da LEdoC de diferentes comunidades do município de Iraquara, território da Capada Diamantina/BA. Para a análise dos dados seguimos o rigor científico e as questões éticas da pesquisa. As respostas dos participantes foram analisadas com base em duas categorias: diálogo entre formadores e estudantes; diálogo entre formadores e líder do movimento sindical. Para tanto, trazemos inicialmente uma breve discussão sobre o diálogo na Educação Popular e na Licenciatura em Educação do Campo, na perspectiva da Pedagogia da Alternância. Após, apresentamos os resultados da pesquisa e as nossas conclusões. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 25 pt_BR
dc.title O diálogo como princípio formativo na Licenciatura em Educação do Campo da UFRB. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35537
dc.date.accessioned 2024-05-03T21:18:07Z
dc.date.available 2024-05-03
dc.date.available 2024-05-03T21:18:07Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação dialógica pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UDRB pt_BR
dc.subject Diálogo na educação popular pt_BR
dc.subject Educação popular pt_BR
dc.subject Pedagogia da alternância pt_BR
dc.subject Dialogical education pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Degree Course in Rural Education - UDRB pt_BR
dc.subject Dialogue in popular education pt_BR
dc.subject Popular education pt_BR
dc.subject Alternation pedagogy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas.
dc.creator MENDES, Maricleide Pereira de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dialogue as a formative principle in the Degree in Rural Education at UFRB. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas; MENDES, Maricleide Pereira de Lima. O Diálogo como Princípio Formativo na Licenciatura em Educação do Campo da UFRB. In: XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2020, Salvador - BA. XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Salvador: UFBA, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35537 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta