DSpace Repository

Educação matemática e Educação do Campo: Desafios e possibilidades de uma articulação.

Show simple item record

dc.description.resumo Refletimos sobre uma articulação possível entre a Educação Matemática e a Educação do Campo, com base em princípios fundantes destes domínios/paradigmas. Partimos da premissa que a matemática deve ser ensinada na perspectiva da transformação social. No contexto das escolas do Campo, isto significa considerar a História da Educação e das lutas dos povos camponeses, seu lugar de pertencimento e os ciclos produtivos, dentre outros elementos definidores desta escola. Para que os conceitos matemáticos adquiram sentido e contribuam efetivamente com a construção da cidadania e emancipação dos educandos e educandas, as dimensões política, social e cultural devem ser contempladas no ensino. Esse é, portanto, o fio condutor da nossa reflexão que culmina com a apresentação de desafios passíveis de serem encontrados no percurso e algumas possibilidades de superação que vislumbramos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação matemática e Educação do Campo: Desafios e possibilidades de uma articulação. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract Based on some principles of Mathematics Education and Field Education, we reflect on a possible relationship between these two domains/paradigms. We assume that mathematics should be taught from the perspective of social transformation. In the context of rural schools, this means considering the history of education and the claims of people who lives in rural areas, their place of belonging and production cycles, among other defining elements of this school. Therefore, the political, social and cultural dimensions must necessarily be considered in order that mathematical concepts becomes meaningful for students, and contribute to the construction of citizenship and emancipation. This is the conducting wire of our reflection that culminates with the presentation of some challenges that can be found on the course, as well as some possibilities to overcome. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35540
dc.date.accessioned 2024-05-03T21:42:32Z
dc.date.available 2024-05-03
dc.date.available 2024-05-03T21:42:32Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Mathematics Education pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematics Education and Rural Education: Challenges and possibilities for articulation. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Educação matemática e Educação do Campo: Desafios e possibilidades de uma articulação. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. – vol. 4 - número 3 – 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35540 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account