dc.description.resumo |
Refletimos sobre uma articulação possível entre a Educação Matemática e a Educação do
Campo, com base em princípios fundantes destes domínios/paradigmas. Partimos da premissa
que a matemática deve ser ensinada na perspectiva da transformação social. No contexto das
escolas do Campo, isto significa considerar a História da Educação e das lutas dos povos
camponeses, seu lugar de pertencimento e os ciclos produtivos, dentre outros elementos
definidores desta escola. Para que os conceitos matemáticos adquiram sentido e contribuam
efetivamente com a construção da cidadania e emancipação dos educandos e educandas, as
dimensões política, social e cultural devem ser contempladas no ensino. Esse é, portanto, o fio
condutor da nossa reflexão que culmina com a apresentação de desafios passíveis de serem
encontrados no percurso e algumas possibilidades de superação que vislumbramos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação matemática e Educação do Campo: Desafios e possibilidades de uma articulação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
Based on some principles of Mathematics Education and Field Education, we reflect on a
possible relationship between these two domains/paradigms. We assume that mathematics
should be taught from the perspective of social transformation. In the context of rural schools,
this means considering the history of education and the claims of people who lives in rural
areas, their place of belonging and production cycles, among other defining elements of this
school. Therefore, the political, social and cultural dimensions must necessarily be considered
in order that mathematical concepts becomes meaningful for students, and contribute to the
construction of citizenship and emancipation. This is the conducting wire of our reflection
that culminates with the presentation of some challenges that can be found on the course, as
well as some possibilities to overcome. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35540 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-03T21:42:32Z |
|
dc.date.available |
2024-05-03 |
|
dc.date.available |
2024-05-03T21:42:32Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Country schools |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematics Education and Rural Education: Challenges and possibilities for articulation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Educação matemática e Educação do Campo: Desafios e possibilidades de uma articulação. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. – vol. 4 - número 3 – 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35540 |
pt_BR |