DSpace/Manakin Repository

O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, E. C. G. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0629298901305914 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
dc.contributor.referee1ID LIMA, M. H. C. C. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.description.resumo O sistema de educação brasileiro passou por diversas reformas durante anos e a mais recente é a reforma do Ensino Médio, lei n° (13.415\2017), que traz um novo olhar para o ensino focando na preparação pro mercado de trabalho. O enfoque na criação de um ensino médio técnico profissionalizante fez com que algumas disciplinas fossem “esquecidas”, trouxe a interdisciplinaridade e a mudança no currículo que torna algumas disciplinas como a sociologia algo não obrigatório como disciplina, mas que esteja presente como “estudos e práticas”. Diante destas transformações ocorridas, esta pesquisa buscou compreender os impactos do novo ensino médio nas duas escolas do município de Serra Branca-PB, na perspectiva de gestores e professores. A pesquisa de abordagem qualitativa analisa a escola de ensino regular Senador José Gaudêncio e a escola Cidadã integral Inácio Antonino de ensino integral técnico. Buscou-se em um total de seis entrevistas com gestores e professores compreender como está sendo esse processo de transição para o novo ensino médio que começou ser implantado no ano de 2022. Após as entrevistas ficou evidente que apesar das duas realidades diferentes das escolas, os professores tem opiniões em comuns sobre o novo modelo com críticas a sua forma de implementação e financiamento, e elogios a forma como está no documento as mudanças que não prejudicam as disciplinas, já as diretoras entram em consenso quando se trata da organização do trabalho pedagógico, mas diferem quando se trata de estrutura e financiamento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-30
dc.description.abstract The Brazilian education system has undergone several reforms over the years and the most recent is theof Secondary education reforms, Law number (13.415\2017), which brings a new perspective for teaching, focusing on preparation for the job market. The focus on creating the secondary profissionalizing education caused some subjects to be “forgotten”, it has and a change in the curriculum that become some subjects such as sociology, as something that is not mandatory as a subject, but it is present as “studies and practices”. Based on this changes that have occured,this research sought to understand the impacts of the New secondary school curriculum in the two schools, in Serra Branca-PB, from the perspective of managers and teachers. The qualitative approach research analyzes the Senador José Gaudêncio, which is a regular school, and the full-time profissionalizing education school Inácio Antonino. A total of six interviews have been carried out managers and teachers in order to understand what this transition process is like for the new secondary school curriculum, that began to be inplemented in 2022. After the interviews, it became clear despite the two different realities of the schools, teachers have common opinions about the new model, criticizing its implementation and financing, besides praysing for the way in which the changes the disciplines are included , the directors already reach a consensus when it comes to the organization of pedagogical work, but they differ when it comes to structure and financing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541
dc.date.accessioned 2024-05-06T15:19:24Z
dc.date.available 2024-05-06
dc.date.available 2024-05-06T15:19:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio pt_BR
dc.subject Serra Branca – PB – escolas estaduais pt_BR
dc.subject Financiamento da educação pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Sociologia e novo ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Escola Estadual Senador José Gaudêncio – Serra Branca – PB pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral Técnica Inácio Antonino – Serra Branca – PB pt_BR
dc.subject New High School pt_BR
dc.subject Serra Branca – PB – state schools pt_BR
dc.subject Financing of education pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Sociology and new secondary education pt_BR
dc.subject Teaching sociology pt_BR
dc.subject Senador José Gaudêncio State School – Serra Branca – PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The new High School in schools in the Municipality of Serra Branca-PB. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da. O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB. 2023. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta