DSpace Repository

A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira.

Show simple item record

dc.description.resumo O desenvolvimento das pesquisas em linguística se destacou durante o século XX. Tanto na perspectiva dos estudos fonológicos como na perspectiva dos estudos em variação linguística ou dos estudos em aquisição de língua estrangeira também a partir da década 1960. Uma convergência das teorias desenvolvidas nessas três áreas de estudos dentro da Linguística é importante para compreender o fenômeno de aquisição de língua estrangeira. Este estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [ɪ] epentética em palavras iniciadas por cluster em posição inicial na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da Paraíba, de inglês como língua dita estrangeira, tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânicos de inglês como LDE e fenômenos semelhantes. O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência da ocorrência de inserção da epêntese vocálica ou vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/ por aprendizes brasileiros de inglês como LDE e discutir como este tipo de conhecimento pode contribuir para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Dentre as variáveis estudadas, discutiremos a consciência fonológica dos aprendizes e o seu papel na não/inserção da vogal epentética. Os resultados alcançados contribuirão não só para entender como ocorre a aprendizagem de inglês como LDE por aprendizes brasileiros, mas promove também implicações pedagógicas no ensino de inglês como LDE. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545
dc.date.accessioned 2024-05-06T18:35:50Z
dc.date.available 2024-05-06
dc.date.available 2024-05-06T18:35:50Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Inglês como língua estrangeira pt_BR
dc.subject Epêntese vocálica pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Interlíngua pt_BR
dc.subject Aprendizagem de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Estudos fonológicos pt_BR
dc.subject Sociolinguistics pt_BR
dc.subject English as a foreign language pt_BR
dc.subject Vowel epenthesis pt_BR
dc.subject Linguistic variation pt_BR
dc.subject Foreign language learning pt_BR
dc.subject Phonological studies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.creator TEOTÔNIO, Leoric Fernandes.
dc.creator SOUZA, Ramísio Vieira de.
dc.creator SILVA, Mikaylson Rocha da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contribution of sociolinguistic research to teaching English as a foreign language. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Almir Anacleto de Araujo; TEOTÔNIO, Leoric Fernandes; SOUZA, Ramísio Vieira de; SILVA, Mikaylson Rocha da. A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira. In: II CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account