dc.description.resumo |
O desenvolvimento das pesquisas em linguística se destacou durante o século XX. Tanto na perspectiva dos
estudos fonológicos como na perspectiva dos estudos em variação linguística ou dos estudos em aquisição de
língua estrangeira também a partir da década 1960. Uma convergência das teorias desenvolvidas nessas três
áreas de estudos dentro da Linguística é importante para compreender o fenômeno de aquisição de língua
estrangeira. Este estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [ɪ] epentética em
palavras iniciadas por cluster em posição inicial na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da
Paraíba, de inglês como língua dita estrangeira, tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse
fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânicos de inglês como LDE e fenômenos semelhantes.
O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência da ocorrência de inserção da epêntese vocálica ou
vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes
clusters /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/ por aprendizes brasileiros de inglês como LDE e discutir como este
tipo de conhecimento pode contribuir para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Dentre as
variáveis estudadas, discutiremos a consciência fonológica dos aprendizes e o seu papel na não/inserção da
vogal epentética. Os resultados alcançados contribuirão não só para entender como ocorre a aprendizagem de
inglês como LDE por aprendizes brasileiros, mas promove também implicações pedagógicas no ensino de
inglês como LDE. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-06T18:35:50Z |
|
dc.date.available |
2024-05-06 |
|
dc.date.available |
2024-05-06T18:35:50Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Inglês como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Epêntese vocálica |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Interlíngua |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos fonológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
English as a foreign language |
pt_BR |
dc.subject |
Vowel epenthesis |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic variation |
pt_BR |
dc.subject |
Foreign language learning |
pt_BR |
dc.subject |
Phonological studies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Almir Anacleto de Araújo. |
|
dc.creator |
TEOTÔNIO, Leoric Fernandes. |
|
dc.creator |
SOUZA, Ramísio Vieira de. |
|
dc.creator |
SILVA, Mikaylson Rocha da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contribution of sociolinguistic research to teaching English as a foreign language. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Almir Anacleto de Araujo; TEOTÔNIO, Leoric Fernandes; SOUZA, Ramísio Vieira de; SILVA, Mikaylson Rocha da. A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira. In: II CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545 |
pt_BR |