Repositorio Dspace/Manakin

A vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como L2.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [ɪ] epentética em palavras iniciadas por encontros consonantais na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da Paraíba, de inglês como segunda língua (L2), tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânicos de inglês como LDE e fenômenos semelhantes Cardoso (2004, 2008, 2009). O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência da ocorrência de inserção da vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/ por aprendizes brasileiros de inglês como L2. O corpus da pesquisa é constituído por 18 informantes paraibanos, aprendentes de inglês como LDE, pertencentes aos níveis de proficiência na LDE: básico, intermediário e avançado. Para a coleta dos dados de fala foi gravada a leitura de vinte e oito frases e um texto em inglês. O tratamento estatístico mostra, em ordem decrescente de significância, que as variáveis sonoridade do cluster, nível de proficiência, consciência fonológica do informante, contexto precedente ao cluster são as que se mostram mais relevantes à realização da epêntese vocálica inicial em cluster sC. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.title A vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como L2. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract This study aims to describe the variable process of inserting the epenthetic vowel [ɪ] in words beginning with /sC/ clusters at onset position in English by Brazilian learners of English as a second language (L2). This work is based on research conducted regarding this phenomenon such as: Escartín (2005) with Hispanic learners of English and Cardoso (2004, 2008, 2009). The research corpus is composed of data from 18 Brazilian learners of English as L2, distributed in basic, intermediate and advanced levels of proficiency. The independent variables are learner’s level of proficiency and phonological awareness in the FL, sonority of the second element of the cluster, preceding phonological context and instrument type of data collection. The statistical analysis shows, in decreasing order of significance, that the sonority of the cluster, the learner’s level of proficiency, the learner’s phonological awareness, and the preceding context of the cluster are the most relevant variables to the realization of onset vowel epenthesis in sC clusters. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35547
dc.date.accessioned 2024-05-06T21:16:47Z
dc.date.available 2024-05-06
dc.date.available 2024-05-06T21:16:47Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Epêntese vocálica pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Interlíngua pt_BR
dc.subject Aprendizagem de L2 pt_BR
dc.subject Inglês como segunda língua pt_BR
dc.subject Segunda língua - inglês pt_BR
dc.subject Vowel epenthesis pt_BR
dc.subject Linguistic variation pt_BR
dc.subject L2 Learning pt_BR
dc.subject English as a second language pt_BR
dc.subject Second language - English pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.creator LUCENA, Rubens Marques de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The vowel epenthesis in /sc/ clusters by brazilian learners of english as L2. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Almir Anacleto de Araújo; LUCENA, Rubens Marques de. A vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como L2. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 21 - Número 2: p. 97-111. 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35547 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta