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Aquisição de língua estrangeira sob uma perspectiva dos pressupostos metodológicos da sociolinguística variacionista.

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dc.description.resumo O século XX presenciou o desenvolvimento da Linguística em todos os seus ramos e de maneira mais forte viu no final da década de sessenta e início da década de setenta. Nesse período, particularmente, se desenvolverem mais amplamente dois sub-ramos da Linguística: os estudos da Sociolinguística Variacionista desenvolvidos principalmente por Labov (1969) e os estudos da aquisição da linguagem de segunda língua (Bayley, 2005, 2007). Uma convergência das teorias desenvolvidas nessas áreas de estudos dentro da Linguística é importante para compreender o fenômeno de aquisição de segunda língua, doravante, L2. Assim, o tema deste artigo está relacionado às contribuições da Sociolinguística Variacionista aos estudos de Aquisição de Língua Estrangeira e vice-versa. Com isso, este artigo tem o objetivo de relatar contribuições dos estudos da Sociolinguística Variacionista aos estudos de Aquisição de Língua Estrangeira bem como contribuições desses naqueles. Para tanto, será apresentado uma breve introdução da abordagem metodológica da Sociolinguística Variacionista; em seguida, será apresentar-se-á uma breve introdução dos estudos em Aquisição de Língua Estrangeira; e por fim, será relatado pesquisas que combinam as teorias de Aquisição de Língua Estrangeira com o aparato metodológico da Sociolinguística Variacionista. Observou-se que diversas pesquisas têm sido desenvolvidas objetivando compreender o fenômeno de aprendizagem de língua estrangeira bem como as variações que podem ocorrer durante esse processo de aprendizagem, na chamada fase de interlíngua. Com isso, percebe-se o quanto os estudos variacionistas têm e podem contribuir para a compreensão do processo de aprendizagem de língua estrangeira. Assim também, através da compreensão de como se dá o processo de aprendizagem de língua estrangeira, pode-se compreender de maneira mais clara que processos podem facilitar ou inibir a variação linguística. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 4 pt_BR
dc.title Aquisição de língua estrangeira sob uma perspectiva dos pressupostos metodológicos da sociolinguística variacionista. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35550
dc.date.accessioned 2024-05-06T21:23:42Z
dc.date.available 2024-05-06
dc.date.available 2024-05-06T21:23:42Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Aquisição de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Sociolinguística variacionista pt_BR
dc.subject Segunda língua - aquisição pt_BR
dc.subject Foreign language acquisition pt_BR
dc.subject Variationist sociolinguistics pt_BR
dc.subject Second language - acquisition pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.creator SILVA, Mikaylson Rocha da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Foreign language acquisition from the perspective of the methodological assumptions of variationist sociolinguistics. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson Rocha da. Aquisição de língua estrangeira sob uma perspectiva dos pressupostos metodológicos da sociolinguística variacionista. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 4, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35550 pt_BR


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