dc.description.resumo |
O século XX presenciou o desenvolvimento da Linguística em todos os seus ramos e de maneira mais forte
viu no final da década de sessenta e início da década de setenta. Nesse período, particularmente, se
desenvolverem mais amplamente dois sub-ramos da Linguística: os estudos da Sociolinguística Variacionista
desenvolvidos principalmente por Labov (1969) e os estudos da aquisição da linguagem de segunda língua
(Bayley, 2005, 2007). Uma convergência das teorias desenvolvidas nessas áreas de estudos dentro da
Linguística é importante para compreender o fenômeno de aquisição de segunda língua, doravante, L2.
Assim, o tema deste artigo está relacionado às contribuições da Sociolinguística Variacionista aos estudos de
Aquisição de Língua Estrangeira e vice-versa. Com isso, este artigo tem o objetivo de relatar contribuições
dos estudos da Sociolinguística Variacionista aos estudos de Aquisição de Língua Estrangeira bem como
contribuições desses naqueles. Para tanto, será apresentado uma breve introdução da abordagem
metodológica da Sociolinguística Variacionista; em seguida, será apresentar-se-á uma breve introdução dos
estudos em Aquisição de Língua Estrangeira; e por fim, será relatado pesquisas que combinam as teorias de
Aquisição de Língua Estrangeira com o aparato metodológico da Sociolinguística Variacionista. Observou-se que diversas pesquisas têm sido desenvolvidas objetivando compreender o fenômeno de aprendizagem de
língua estrangeira bem como as variações que podem ocorrer durante esse processo de aprendizagem, na
chamada fase de interlíngua. Com isso, percebe-se o quanto os estudos variacionistas têm e podem contribuir
para a compreensão do processo de aprendizagem de língua estrangeira. Assim também, através da
compreensão de como se dá o processo de aprendizagem de língua estrangeira, pode-se compreender de
maneira mais clara que processos podem facilitar ou inibir a variação linguística. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
4 |
pt_BR |
dc.title |
Aquisição de língua estrangeira sob uma perspectiva dos pressupostos metodológicos da sociolinguística variacionista. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35550 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-06T21:23:42Z |
|
dc.date.available |
2024-05-06 |
|
dc.date.available |
2024-05-06T21:23:42Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Aquisição de língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística variacionista |
pt_BR |
dc.subject |
Segunda língua - aquisição |
pt_BR |
dc.subject |
Foreign language acquisition |
pt_BR |
dc.subject |
Variationist sociolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Second language - acquisition |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Almir Anacleto de Araújo. |
|
dc.creator |
SILVA, Mikaylson Rocha da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Foreign language acquisition from the perspective of the methodological assumptions of variationist sociolinguistics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson Rocha da. Aquisição de língua estrangeira sob uma perspectiva dos pressupostos metodológicos da sociolinguística variacionista. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 4, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35550 |
pt_BR |