Repositorio Dspace/Manakin

Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este estudo tem como objetivo analisar o gênero discursivo tirinha numa perspectiva dialógica da linguagem. Dessa maneira, concebemos a tirinha como manifestação de interação verbal repleta de significações ideológicas e situada nas esferas sociais e históricas. Acreditamos também que o gênero tirinha pode ser tomado como instrumento de inserção dos sujeitos para outros contextos discursivos. Para dar forma que compõe o corpus, utilizaremos duas tirinhas da Mafalda, que iremos observar: os (contra)discursos das personagens; a ideologia de classe que cada uma das personagens representa; como o gênero tirinha pode desmistificar o viés monolítico tendencioso como modelo de classe; a enunciação dialógica na cadeia de interação verbal como ponto de partida para o ensino do gênero tirinha no sistema educativo brasileiro. Por fim, fará parte dos aportes teóricos dessa pesquisa, as concepções de interação verbal de Bakthin (2011), proposições de atividades do letramento segundo Marcuschi (2008) e Kleiman (2007) e dentre outras contribuições. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
dc.date.accessioned 2024-05-06T21:42:01Z
dc.date.available 2024-05-06
dc.date.available 2024-05-06T21:42:01Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Tirinha pt_BR
dc.subject Gênero discursivo tirinha pt_BR
dc.subject Enunciação dialógica pt_BR
dc.subject Interação verbal pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Mafalda - tirinhas pt_BR
dc.subject Bakthin pt_BR
dc.subject Comic strip pt_BR
dc.subject Discursive genre comic strip pt_BR
dc.subject Dialogical enunciation pt_BR
dc.subject Verbal interaction pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Mafalda - comic strips pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Mikaylson Rocha da.
dc.creator GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.creator SOUZA, Ramísio Vieira de.
dc.creator FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Language and dialogism: some Bakhtinian contributions to the comic strip genre in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SOUZA, Ramísio Vieira de; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem. IN: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta