Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo
de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a
leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua
proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes.
Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes
(2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e
os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza
qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos
as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e
sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de
leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a
construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação
de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-06T21:52:12Z |
|
dc.date.available |
2024-05-06 |
|
dc.date.available |
2024-05-06T21:52:12Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogismo |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero anúncio - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogism |
pt_BR |
dc.subject |
Ad genre - reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Ramísio Vieira de. |
|
dc.creator |
GOMES, Almir Anacleto de Araújo. |
|
dc.creator |
SILVA, Mikaylson da Rocha. |
|
dc.creator |
FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. |
|
dc.creator |
ALMEIDA, Maria de Fátima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A proposal for reading in high school in the dialogic view of language: advertisement genre in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée