Dépôt DSpace/Manakin

Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes. Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes (2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554
dc.date.accessioned 2024-05-06T21:52:12Z
dc.date.available 2024-05-06
dc.date.available 2024-05-06T21:52:12Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Dialogismo pt_BR
dc.subject Gênero anúncio - leitura pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Dialogism pt_BR
dc.subject Ad genre - reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Ramísio Vieira de.
dc.creator GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.creator SILVA, Mikaylson da Rocha.
dc.creator FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.
dc.creator ALMEIDA, Maria de Fátima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A proposal for reading in high school in the dialogic view of language: advertisement genre in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte