Repositorio Dspace/Manakin

Novas ideias, novas possibilidades: o jogo com a língua e a construção de sentidos na propaganda automobilística.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Atualmente, a grande quantidade destes textos transitórios e invasores veiculados principalmente pela mídia exercem um papel principal, podendo ser considerados como uma marca da sociedade atual. Este artigo faz uma reflexão sobre como o gênero publicitário que se apropria do paradoxo da língua através de jogo de palavras, transformando o paradoxo em mecanismo de convencimento. Para isso, tomamos como embasamento as noções de formação de sentido de Pêcheux. O objetivo deste trabalho então é discutir o jogo de palavras e imagens em uma propagada automobilística da Hyundai veiculado na televisão brasileira. Uma propaganda semelhante está sendo veiculada na TV americana, porém com outras proposições que não aparecem na versão brasileira, isto é, a versão mostrada no Brasil é mais reduzida do que é mostrado nos EUA. A versão mostrada no Brasil conta com quatro enunciados a menos que a propaganda americana. Ao analisar tal propaganda o objetivo é tentar mostrar como os sentidos são resinificados a partir das imagens que acompanham os enunciados. A propaganda traz uma série de enunciados enquanto vai sendo mostradas imagens que contradizem os enunciados e assim constroem a mensagem publicitária. A discussão terá como base teoria da Análise do Discurso Francesa fundada por Michel Pêcheux. O “corpus” deste estudo é uma peça publicitária automobilística veiculada na televisão brasileira da fabricante de carros de Hyundai. Uma campanha semelhante está sendo veiculada na TV americana. No entanto, a peça brasileira é mais reduzida do que a peça americana. A propaganda veiculada nos Estados Unidos consta de doze enunciados acompanhados de imagens, tendo ao fundo uma música instrumental intitulada Summer. A propaganda veiculada na TV brasileira, no entanto, consta apenas de sete enunciados iguais os anunciados na televisão americana. A análise se baseará na confluência do enunciado proferido pelo narrador da propaganda e da imagem veiculada na mesma. Cada enunciado faz parte da memória social da nossa sociedade atual, no entanto, esses enunciados são atualizados nessa peça publicitária a partir das imagens mostradas a cada enunciado. Os enunciados presentes na propaganda serão transcritos e as imagens serão mostradas através de fotografias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 24 pt_BR
dc.title Novas ideias, novas possibilidades: o jogo com a língua e a construção de sentidos na propaganda automobilística. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35555
dc.date.accessioned 2024-05-06T22:12:05Z
dc.date.available 2024-05-06
dc.date.available 2024-05-06T22:12:05Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Enunciado pt_BR
dc.subject Sentido pt_BR
dc.subject Interdiscurso pt_BR
dc.subject Propaganda automobilística pt_BR
dc.subject Publicidade e discurso pt_BR
dc.subject Statement pt_BR
dc.subject Sense pt_BR
dc.subject Interspeech pt_BR
dc.subject Automobile advertising pt_BR
dc.subject Advertising and speech pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative New ideas, new possibilities: the game with language and the construction of meaning in automobile advertising. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Almir Anacleto de Araújo. Novas ideias, novas possibilidades: o jogo com a língua e a construção de sentidos na propaganda automobilística. In: GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. Anais da XXIV Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 04 a 07 de setembro de 2012. Natal: EDUFRN, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35555 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta