Repositorio Dspace/Manakin

Avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina da Universidade Federal de Campina Grande.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID CURSINO, G. V. pt_BR
dc.creator.ID CURSINO, GABRIELA VAZ. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4633331165147423 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Tatiana Silva Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, T. S. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4631339400570014 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAUJO, Flavia Mendes.
dc.contributor.referee1ID ARAUJO, F. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7805207366811240 pt_BR
dc.contributor.referee2 GAUDENCIO, Edmundo de Oliveira.
dc.contributor.referee2ID GAUDENCIO, E. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9826037414483856 pt_BR
dc.description.resumo A qualidade de vida tem sua definição pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “a percepção do indivíduo da sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive e com relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. O curso de medicina é considerado uma fonte de estresse que afeta em maior ou menor grau a qualidade de vida dos seus estudantes. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida de acadêmicos de medicina do período 2018.1 da Universidade Federal de Campina Grande, campus Campina Grande, nos domínios físico, psicológico, social e meio ambiente; caracterizar seu perfil sociodemográfico e comparar os escores obtidos entre os ciclos do curso. METODOLOGIA: Estudo transversal, observacional e descritivo com análise quantitativa dos dados de 132 alunos, obtidos por meio de um questionário sociodemográfico e pelo instrumento de medida de qualidade de vida da OMS, WHOQOL-bref. RESULTADOS: A percepção sobre qualidade de vida demonstrou que o domínio mais bem avaliado diz respeito às Relações sociais e que o domínio com pior escore de avaliação foi o Psicológico, com destaque para a presença de sentimentos negativos influenciando negativamente a qualidade de vida dos entrevistados; observou-se menores valores no ciclo Básico e uma progressão nos escores com o avanço do curso, porém sem significância estatística. CONCLUSÃO: O presente estudo evidenciou uma boa qualidade de vida por parte dos estudantes. Os resultados indicam, entretanto, a necessidade de atenção e melhoria, principalmente no que diz respeito aos aspectos inerentes ao domínio Psicológico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Medicina pt_BR
dc.title Avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina da Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-03
dc.description.abstract Quality of life is defined by the World Health Organization (WHO) as "the individual's perception of their position in life, in the context of the culture and value systems in which they live and in relation to their goals, expectations, standards and concerns". Medical course is considered to be source of stress that affects, to a greater or lesser extent, the quality of life of its students. OBJECTIVES: To evaluate the quality of life of medical students from the 2018.1 semester of Federal University of Campina Grande, Campina Grande campus, in the physical, psychological, social and environmental domains; to characterize their sociodemographic profile and compare the scores obtained between the cycles of the course. METHODOLOGY: Cross-sectional, observational and descriptive study with quantitative data analysis of 132 students, obtained by a sociodemographic questionnaire and the World Health Organization Quality of Life instrument, WHOQOL-bref. RESULTS: The perception about the quality of life showed that the best evaluated domain refers to Social Relations and the Psychological domain showed the worst evaluation score, with emphasis on the presence of negative feelings that negatively influence the quality of life of the interviewees; there were lower values in the Basic cycle of the course and an increase in the scores with the progress of the course, but without statistical significance. CONCLUSION: The present study showed a good quality of life for the students. Results indicate, however, the need for attention and improvement, especially regarding the aspects of the Psychological domain. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35558
dc.date.accessioned 2024-05-07T14:39:00Z
dc.date.available 2024-05-07
dc.date.available 2024-05-07T14:39:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.subject Estudantes pt_BR
dc.subject Quality of life pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CURSINO, Gabriela Vaz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of the quality of life of medical students at Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation CURSINO,Gabriela Vaz. Avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina da Universidade Federal de Campina Grande. 2018. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta