DSpace/Manakin Repository

As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no ensino médio, por meio do aparelhamento digital. Na pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola como Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, na qual os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos levar a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Elegemos como objetivo desse estado da arte discutir as proposições trazidas pelos autores acerca da relação ensino de Sociologia e aparelhamento digital. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract Our research object gained shape based on theoretical contributions by Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) and Pierre Lévy (1989; 1998). Through the sociological constructs of such authors, we realized the need to investigate learning processes in teaching of Sociology, in high school, through digital equipment. At post-modernity, new values underlie social forms of existing and transform the world. These values are present in the school as an Institution that (re)produces norms, meanings and actions that direct action, feeling and the thinking of subjects in postmodernity. In this sense, one of the ways of existence at school, as well as in postmodern society, is given by the mediation of technologies. This mediation builds meanings of perceiving oneself, perceiving others and be in the world. We call this mediation digital rigging, in which subjects exist and produce meanings of the world through the use of technology information and communication. In the classroom, digital equipment leads us to question the teaching and learning processes. We chose as objective of this state of the art to discuss the propositions brought by the authors regarding the relationship between sociology teaching and digital equipment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562
dc.date.accessioned 2024-05-07T21:02:41Z
dc.date.available 2024-04-07
dc.date.available 2024-05-07T21:02:41Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Aparelhamento digital pt_BR
dc.subject Escola e tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais e educação pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Information and communication technologies pt_BR
dc.subject Digital equipment pt_BR
dc.subject School and information and communication technologies pt_BR
dc.subject Digital technologies and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Kátia Maria de.
dc.creator ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Productions on the sociology of information and communication technologies at school. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Kátia Maria de; ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. In: 1º Seminário Nacional PROFSOCIO, 1., 2020, Evento Online. Anais [...] 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta