dc.description.resumo |
Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas
de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e
Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores,
percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino
de Sociologia, no ensino médio, por meio do aparelhamento digital. Na
pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de
transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola como Instituição
social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e
o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de
existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação
das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos de se perceber, perceber o outro e
estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, na qual os
sujeitos existem e produzem sentidos de mundo por meio do uso de tecnologias da
informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos levar a
questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Elegemos como objetivo
desse estado da arte discutir as proposições trazidas pelos autores acerca da
relação ensino de Sociologia e aparelhamento digital. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.description.abstract |
Our research object gained shape based on theoretical contributions
by Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) and
Pierre Lévy (1989; 1998). Through the sociological constructs of such authors,
we realized the need to investigate learning processes in teaching
of Sociology, in high school, through digital equipment. At
post-modernity, new values underlie social forms of existing and
transform the world. These values are present in the school as an Institution
that (re)produces norms, meanings and actions that direct action, feeling and
the thinking of subjects in postmodernity. In this sense, one of the ways of
existence at school, as well as in postmodern society, is given by the mediation
of technologies. This mediation builds meanings of perceiving oneself, perceiving others and
be in the world. We call this mediation digital rigging, in which
subjects exist and produce meanings of the world through the use of technology
information and communication. In the classroom, digital equipment leads us to
question the teaching and learning processes. We chose as objective
of this state of the art to discuss the propositions brought by the authors regarding the
relationship between sociology teaching and digital equipment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-07T21:02:41Z |
|
dc.date.available |
2024-04-07 |
|
dc.date.available |
2024-05-07T21:02:41Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Aparelhamento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e tecnologias da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Digital equipment |
pt_BR |
dc.subject |
School and information and communication technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Digital technologies and education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Kátia Maria de. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Productions on the sociology of information and communication technologies at school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Kátia Maria de; ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. In: 1º Seminário Nacional PROFSOCIO, 1., 2020, Evento Online. Anais [...] 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562 |
pt_BR |