dc.description.resumo |
A representação esportiva e corporal nos jogos de vídeo e telespetáculo esportivo promovem ressignificações da cultura
corporal de movimento. Diante deste cenário, o objetivo da pesquisa foi identificar e analisar o consumo midiático
relacionado à virtualização esportiva e sua influência subjetiva na conformação dos corpos. Trata-se de uma pesquisa
descritiva de campo, com abordagem qualitativa, realizada com 50 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos
de idade, da rede pública de Ensino Médio e do Ensino Superior da Universidade de Pernambuco - UPE na cidade de Recife -
PE, Brasil. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram que a virtualização esportiva
midiática é marcada pela reprodução espetacularizada, conduzindo ao entendimento de uma constituição corporal
multifacetada tanto no esporte telespetáculo, como na prática corporal e/ou virtual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Física. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Esportes. |
pt_BR |
dc.title |
O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The sport and body representation in video games and sports television shows leads to reinterpretation of the body culture of
movement. Given this scenario, the objective of this research was to identify and analyze the media consumption related to
sports virtualization and its influence in shaping the bodies. It is a descriptive field with a qualitative approach performed
with 50 students in the youth age range of 15-24 years old from public High School and College at the University of
Pernambuco - UPE, Recife - PE, Brazil. The assessment was made through the Content Analysis. The results indicate that the
media sportive virtualization is marked by spectacularized playback. This virtualization leads to the understanding of a
multifaceted body constitution both in the teleshow sport and in the body and/or virtual practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35564 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-07T21:15:49Z |
|
dc.date.available |
2024-05-07 |
|
dc.date.available |
2024-05-07T21:15:49Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Virtualização do corpo |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo humano - virtualização |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos de vídeo |
pt_BR |
dc.subject |
Esportes - virtualização |
pt_BR |
dc.subject |
Virtualização esportiva |
pt_BR |
dc.subject |
Televisão |
pt_BR |
dc.subject |
Representação esportiva corporal - jogos de vídeo |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura corporal de movimento |
pt_BR |
dc.subject |
Virtualização esportiva |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo midiático - esportes - virtualização |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de Conteúdo |
pt_BR |
dc.subject |
Espetacularização esportiva midiática |
pt_BR |
dc.subject |
Body virtualization |
pt_BR |
dc.subject |
Human body - virtualization |
pt_BR |
dc.subject |
Video games |
pt_BR |
dc.subject |
Sports - virtualization |
pt_BR |
dc.subject |
Sports virtualization |
pt_BR |
dc.subject |
Television |
pt_BR |
dc.subject |
Body sports representation - video games |
pt_BR |
dc.subject |
Movement body culture |
pt_BR |
dc.subject |
Sports virtualization |
pt_BR |
dc.subject |
Media consumption - sports - virtualization |
pt_BR |
dc.subject |
Content analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Media sports spectacle |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.creator |
SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos. |
|
dc.creator |
SILVA, Priscilla Pinto Costa da. |
|
dc.creator |
SANTOS, Ana Raquel Mendes dos. |
|
dc.creator |
FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The virtualized body in technological relations with the sport in video games and informational media. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos; SILVA, Priscilla Pinto Costa da; SANTOS, Ana Raquel Mendes dos; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais. J. Phys. Educ. v. 29, e2923, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35564 |
pt_BR |