DSpace/Manakin Repository

O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A representação esportiva e corporal nos jogos de vídeo e telespetáculo esportivo promovem ressignificações da cultura corporal de movimento. Diante deste cenário, o objetivo da pesquisa foi identificar e analisar o consumo midiático relacionado à virtualização esportiva e sua influência subjetiva na conformação dos corpos. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem qualitativa, realizada com 50 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio e do Ensino Superior da Universidade de Pernambuco - UPE na cidade de Recife - PE, Brasil. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram que a virtualização esportiva midiática é marcada pela reprodução espetacularizada, conduzindo ao entendimento de uma constituição corporal multifacetada tanto no esporte telespetáculo, como na prática corporal e/ou virtual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Física. pt_BR
dc.subject.cnpq Esportes. pt_BR
dc.title O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The sport and body representation in video games and sports television shows leads to reinterpretation of the body culture of movement. Given this scenario, the objective of this research was to identify and analyze the media consumption related to sports virtualization and its influence in shaping the bodies. It is a descriptive field with a qualitative approach performed with 50 students in the youth age range of 15-24 years old from public High School and College at the University of Pernambuco - UPE, Recife - PE, Brazil. The assessment was made through the Content Analysis. The results indicate that the media sportive virtualization is marked by spectacularized playback. This virtualization leads to the understanding of a multifaceted body constitution both in the teleshow sport and in the body and/or virtual practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35564
dc.date.accessioned 2024-05-07T21:15:49Z
dc.date.available 2024-05-07
dc.date.available 2024-05-07T21:15:49Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Virtualização do corpo pt_BR
dc.subject Corpo humano - virtualização pt_BR
dc.subject Jogos de vídeo pt_BR
dc.subject Esportes - virtualização pt_BR
dc.subject Virtualização esportiva pt_BR
dc.subject Televisão pt_BR
dc.subject Representação esportiva corporal - jogos de vídeo pt_BR
dc.subject Cultura corporal de movimento pt_BR
dc.subject Virtualização esportiva pt_BR
dc.subject Consumo midiático - esportes - virtualização pt_BR
dc.subject Análise de Conteúdo pt_BR
dc.subject Espetacularização esportiva midiática pt_BR
dc.subject Body virtualization pt_BR
dc.subject Human body - virtualization pt_BR
dc.subject Video games pt_BR
dc.subject Sports - virtualization pt_BR
dc.subject Sports virtualization pt_BR
dc.subject Television pt_BR
dc.subject Body sports representation - video games pt_BR
dc.subject Movement body culture pt_BR
dc.subject Sports virtualization pt_BR
dc.subject Media consumption - sports - virtualization pt_BR
dc.subject Content analysis pt_BR
dc.subject Media sports spectacle pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.creator SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.
dc.creator SILVA, Priscilla Pinto Costa da.
dc.creator SANTOS, Ana Raquel Mendes dos.
dc.creator FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The virtualized body in technological relations with the sport in video games and informational media. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos; SILVA, Priscilla Pinto Costa da; SANTOS, Ana Raquel Mendes dos; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais. J. Phys. Educ. v. 29, e2923, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35564 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta