DSpace/Manakin Repository

O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A prática dos Jogos Eletrônicos inluenciam na produção de saberes criadores de subjetivação e conceitos de governabilidade, instaurando relações de poder, relacionadas ao conceito Foucaultiano do poder-saber, principalmente na reprodução de papeis sociais relacionados a classe social, gênero, religião e trabalho. O objetivo da pesquisa é identiicar e analisar de que modo os processos tecnocientíicos de virtualização corpórea feminina, vinculados aos jogos eletrônicos, vêm interferindo na constituição dos corpos e quais as suas implicações para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de campo, com participação de 25 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio de Recife - PE e Superior da Universidade de Pernambuco - UPE. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada e um questionário de hábitos de consumo midiático. A apreciação dos dados foi por Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a virtualização corporal é marcada pela reprodução espetacularizada do corpo feminino, conduzindo ao entendimento de uma representação corporal multifacetada que relete uma ideologia sexista nos jogos eletrônicos, que buscam atender aos anseios do público consumidor alvo desta industria do entretenimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Física. pt_BR
dc.citation.issue 4 pt_BR
dc.title O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract L’objectif de la recherche c´est d’identiier et d’analyser la façon dont les processus techno-scientiiques de la virtualisation du corps féminin, liés aux jeux vidéo, interfèrent dans la constitution du corps et quelles sont les implications pour l’Éducation Physique. La recherche apporte un caractère qualitatif, descriptif de champ, avec la participation de 25 étudiants, de 15 à 24 ans, du Lycée Public de Recife - PE et de l’Université de Pernambuco - UPE. Parmi les instruments de collecte de données on a employé des entrevues semistructurées et un questionnaire. L’évaluation des données a été soumise à l´analyse du contenu. Face aux résultats, il est souligné que la virtualisation du corps est marqué par spectacularisés du corps des femmes, conduisant à la compréhension d’une représentation du corps qui relète une idéologie sexiste. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566
dc.date.accessioned 2024-05-07T21:23:02Z
dc.date.available 2024-05-07
dc.date.available 2024-05-07T21:23:02Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Corpo feminino - jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Cultura do movimento pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Virtualização do corpo feminino pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Subjetivação pt_BR
dc.subject Female body - electronic games pt_BR
dc.subject Movement culture pt_BR
dc.subject Electronic games pt_BR
dc.subject Virtualization of the female body pt_BR
dc.subject Information and communication technology pt_BR
dc.subject Subjectivation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.creator SILVA, Priscilla Pinto Costa da.
dc.creator SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos.
dc.creator FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Le corps fém dans le jeux électroniques: les processus de subjectivite et les relations de pouvoir dans la culture du mouvement. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; SILVA, Priscilla Pinto Costa da; SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento. IV Colóquio Internacional Corpo e Cultura do Movimento e II Symposium International Franco-Brésilien Corps Education et Culture du Mouvement, 2015, Natal. Anais [...], Natal: UFRN/IFRN, 2015. v. 1. p. 319-325. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta