dc.description.resumo |
A prática dos Jogos Eletrônicos inluenciam na produção de saberes criadores de subjetivação e conceitos
de governabilidade, instaurando relações de poder, relacionadas ao conceito Foucaultiano do poder-saber,
principalmente na reprodução de papeis sociais relacionados a classe social, gênero, religião e trabalho.
O objetivo da pesquisa é identiicar e analisar de que modo os processos tecnocientíicos de virtualização
corpórea feminina, vinculados aos jogos eletrônicos, vêm interferindo na constituição dos corpos e quais as
suas implicações para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de campo, com
participação de 25 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de
Ensino Médio de Recife - PE e Superior da Universidade de Pernambuco - UPE. Como instrumentos de
coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada e um questionário de hábitos de
consumo midiático. A apreciação dos dados foi por Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se
que a virtualização corporal é marcada pela reprodução espetacularizada do corpo feminino, conduzindo
ao entendimento de uma representação corporal multifacetada que relete uma ideologia sexista nos jogos
eletrônicos, que buscam atender aos anseios do público consumidor alvo desta industria do entretenimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Física. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
4 |
pt_BR |
dc.title |
O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
L’objectif de la recherche c´est d’identiier et d’analyser la façon dont les processus techno-scientiiques de
la virtualisation du corps féminin, liés aux jeux vidéo, interfèrent dans la constitution du corps et quelles
sont les implications pour l’Éducation Physique. La recherche apporte un caractère qualitatif, descriptif de
champ, avec la participation de 25 étudiants, de 15 à 24 ans, du Lycée Public de Recife - PE et de l’Université
de Pernambuco - UPE. Parmi les instruments de collecte de données on a employé des entrevues semistructurées
et un questionnaire. L’évaluation des données a été soumise à l´analyse du contenu. Face aux
résultats, il est souligné que la virtualisation du corps est marqué par spectacularisés du corps des femmes,
conduisant à la compréhension d’une représentation du corps qui relète une idéologie sexiste. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-07T21:23:02Z |
|
dc.date.available |
2024-05-07 |
|
dc.date.available |
2024-05-07T21:23:02Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo feminino - jogos eletrônicos |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura do movimento |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos eletrônicos |
pt_BR |
dc.subject |
Virtualização do corpo feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Subjetivação |
pt_BR |
dc.subject |
Female body - electronic games |
pt_BR |
dc.subject |
Movement culture |
pt_BR |
dc.subject |
Electronic games |
pt_BR |
dc.subject |
Virtualization of the female body |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technology |
pt_BR |
dc.subject |
Subjectivation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.creator |
SILVA, Priscilla Pinto Costa da. |
|
dc.creator |
SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos. |
|
dc.creator |
FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Le corps fém dans le jeux électroniques: les processus de subjectivite et les relations de pouvoir dans la culture du mouvement. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; SILVA, Priscilla Pinto Costa da; SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento. IV Colóquio Internacional Corpo e Cultura do Movimento e II Symposium International Franco-Brésilien Corps Education et Culture du Mouvement, 2015, Natal. Anais [...], Natal: UFRN/IFRN, 2015. v. 1. p. 319-325. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566 |
pt_BR |