DSpace/Manakin Repository

Entre o corpo vivo e o corpo vivido do sujeito jogador: uma ontogênese estética e estesiológica nos jogos eletrônicos esportivos.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Entendendo que o corpo conhece a si mesmo por meio da expressão do corpo vivo no corpo vivido, com base na Emersiologia, esta pesquisa objetivou conhecer os processos pelos quais as tecnologias maquínicas e informacionais, constituídas na forma de jogos eletrônicos, atuam na cultura corporal de movimento. Realizou-se pesquisa qualitativa descritiva de campo, por meio de entrevistas semi-estruturadas com 50 atores sociais, na faixa etária da juventude, da rede pública de Ensino Médio e Superior da Universidade de Pernambuco - UPE, Recife-PE. As informações foram tratadas por meio da Análise de Conteúdo. Os dados possibilitaram a criação de quadro categórico analítico, que apresentou como principal categoria a “aprendizagem corporal/esportiva por imitação”. Conclui-se que, no processo de virtualização corporal, o corpo continua sendo o centro do processo perceptivo, no qual artes imersivas fazem despontar a essência do “iceberg” corporal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Física. pt_BR
dc.title Entre o corpo vivo e o corpo vivido do sujeito jogador: uma ontogênese estética e estesiológica nos jogos eletrônicos esportivos. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Understanding that the body knows itself through the expression of the living body in the lived body based on the Emersiology, this research aimed to know the processes by which mechanical and informational technologies constituted in the form of video games act in the body culture of movement. A descriptive qualitative i eld research was carried out through semi-structured interviews with 50 social actors in the youth age group of the public high school and college at University of Pernambuco - UPE, Recife, Brazil. The information was handled through the Content Analysis. The data enabled the creation of categorical analytical framework, which presented as its main category the “corporal/sportive learning by imitation”. It is concluded that in the process of body virtualization, the body remains the center of the perceptive process, in which immersive arts bring out the essence of the body’s “iceberg”. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35568
dc.date.accessioned 2024-05-07T21:26:37Z
dc.date.available 2024-05-07
dc.date.available 2024-05-07T21:26:37Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Corpo humano pt_BR
dc.subject Jogos de vídeo pt_BR
dc.subject Empatia pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos esportivos pt_BR
dc.subject Emersiologia pt_BR
dc.subject Tecnologias maquínicas e informacionais pt_BR
dc.subject Cultura corporal de movimento - jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Imitação - aprendizagem corporal esportiva pt_BR
dc.subject Aprendizagem corporal esportiva pt_BR
dc.subject Virtualização corporal pt_BR
dc.subject Artes imersivas pt_BR
dc.subject Human Body pt_BR
dc.subject Video games pt_BR
dc.subject Empathy pt_BR
dc.subject Sports electronic games pt_BR
dc.subject Emersiology pt_BR
dc.subject Machinery and informational technologies pt_BR
dc.subject Body culture of movement - electronic games pt_BR
dc.subject Imitation - sports body learning pt_BR
dc.subject Sports body learning pt_BR
dc.subject Body Virtualization pt_BR
dc.subject Immersive arts pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.creator FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between the live body and the living body of the player subject: an aesthetical and estesiological ontogenesis in sports video games pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. Entre o corpo vivo e o corpo vivido do sujeito jogador: uma ontogênese estética e estesiológica nos jogos eletrônicos esportivos. Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 30, n. 56, p. 11-28, dezembro/2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35568 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta