dc.description.resumo |
Determinados gestos esportivos e modalidades apresentam forte caráter artístico aos
olhos dos telespectadores e até mesmo dos praticantes. Mas isso não significa necessariamente que
esporte e arte apresentem semelhanças, pois os conceitos tradicionais de arte não permitem tal
aproximação. Contudo, devido ao apelo estético nas práticas corporais que objetivam a produção e a
reprodução dos corpos por influência midiática, numa verdadeira tentativa de construção e
representação do corpo belo, acaba por colocar a atividade física e suas representações virtuais nos
jogos de vídeo, como um meio estético e de produção assemelhada à arte. Diante deste cenário,
objetivou-se analisar em que medida o telespetáculo esportivo midiático e os jogos de vídeo
aproximam o esporte da arte. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa com estudantes da rede
pública de Ensino Médio e Superior, buscando a construção de uma reflexão entre o esporte, o corpo,
os jogos de vídeo e a arte sob a ótica da estética do movimento humano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Física. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Esporte. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Arte. |
pt_BR |
dc.title |
Possíveis aproximações entre esporte e arte no universo midiático. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
Certain sporting gestures and modalities present a strong artistic character in the eyes of
the viewers and even of the practitioners. But this does not necessarily mean that sport and art
present similarities. However, due to the aesthetic appeal in corporal practices that aim at the
production and the reproduction of bodies by media influence in a real attempt to construct and
represent the beautiful body, it ends up putting physical activity and its virtual representations in video
games as an aesthetic medium and of production similar to art. In view of this scenario, the objective
was to analyze the extent to which the sports spectacle of the media and video games approach the
sport of art, for which qualitative research was carried out with students from public high school and
higher education, seeking the construction of a reflection between sports, video games and the art
from the perspective of the aesthetics of human movement. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35570 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-07T21:31:14Z |
|
dc.date.available |
2024-05-07 |
|
dc.date.available |
2024-05-07T21:31:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos de vídeo |
pt_BR |
dc.subject |
Esportes |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Estética |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo humano - virtualização |
pt_BR |
dc.subject |
Representações virtuais - atividades físicas |
pt_BR |
dc.subject |
Telespetáculo esportivo midiático |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento humano - estética |
pt_BR |
dc.subject |
Espetáculo esportivo midiático |
pt_BR |
dc.subject |
Video games |
pt_BR |
dc.subject |
Sports |
pt_BR |
dc.subject |
Art |
pt_BR |
dc.subject |
Aesthetics |
pt_BR |
dc.subject |
Human body - virtualization |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual representations - physical activities |
pt_BR |
dc.subject |
Media sports telespectacle |
pt_BR |
dc.subject |
Media sports spectacle |
pt_BR |
dc.subject |
Human movement - aesthetics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.creator |
CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Possible approaches between sport and art in media universe |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Possíveis aproximações entre esporte e arte no universo midiático. Cadernos do Aplicação: Pesquisa e Reflexão em Educação Básica, Porto Alegre, v.36, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35570 |
pt_BR |