dc.creator.ID |
ROCHA, V. P. T. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
ROCHA, VICENTE P. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2218294084835196 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, José Wallace Barbosa do. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, J. W. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9274991135144621 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LOPES NETO, José Pinheiro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LOPES NETO, J. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1800101850675185 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Wilton Pereira da. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
SILVA, W. P. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O revestimento externo da alvenaria é um elemento de importância elevada para edificações,
exercendo função relativa à estanqueidade, ao acabamento, ao isolamento térmico e acústico e
a resistência mecânica, dentre outros. No entanto, é necessário um olhar mais atento em
relação à função de isolamento térmico que o revestimento de alvenaria pode exercer. Esta
pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do revestimento de argamassas alternativas,
contendo borracha reciclada de pneu, no desempenho térmico de alvenaria, procedendo,
também, estudos relativos à caracterização físico-mecânica destes compósitos alternativos.
Inicialmente, foi confeccionada a argamassa de referência no traço 1:5 (cimento: areia), e
posteriormente, o agregado natural foi, parcialmente, substituído por borracha reciclada de
pneu nos percentuais de 5, 10, 15, 20, 25%. Foram realizados os ensaios para caracterização
física no estado fresco e endurecido (índice de consistência, densidade de massa e absorção de
água por capilaridade) e caracterização mecânica (resistência à compressão axial, à tração por
compressão diametral e à tração por flexão). Em ato contínuo, foram feitos experimentos para
caracterização térmica da argamassa (inércia e condutividade térmica). Os resultados
evidenciaram que a inclusão de borracha reciclada de pneu provoca redução da densidade de
massa, no estado fresco e endurecido, bem como da absorção de água por capilaridade. Foi
verificado também, redução das resistências mecânicas das argamassas alternativas contendo
borracha de pneu. Quanto à análise de caraterização térmica, foi observado que os valores de
coeficiente de condutividade térmica foram de 1,67; 1,47; 1,41; 1,35; 1,21; 1,12 W.m-1.K-1
para as argamassas contendo 0, 5, 10, 15, 20, 25%, respectivamente. Nesse sentido, pode-se
observar que a condutividade térmica reduziu à proporção que ocorreu a inserção de borracha
de pneu na argamassa, sendo que esta redução ficou na faixa entre 11,97 a 32,87%. Foi
possível concluir que a borracha de pneu colabora para que as argamassas funcionem como
bom isolante térmico, o que contribui para um aumento do conforto térmico dos ocupantes
das edificações. Além disso, foi percebido que quanto maior a quantidade de borracha de
pneu, melhor foi o desempenho térmico dos compósitos. Os resultados possibilitaram concluir
que, argamassas contendo borracha de pneus inserem contribuição no revestimento de
alvenaria, viabilizando seu uso na construção rural. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia agrícola |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de argamassas para revestimento de alvenaria com adição de borracha reciclada de pneu. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-27 |
|
dc.description.abstract |
The external coating of the masonry is an element of high importance for buildings, exerting
outstanding function related to sealing, finishing, thermal and acoustic insulation and
mechanical resistance, among others. However, a closer look is required regarding the thermal
insulation role that the wall covering can exert. The objective of this research was to evaluate
the influence of the coating of alternative mortars containing recycled rubber tires on the
thermal performance of masonry, and also carried out studies on the physical-mechanical
characterization of these alternative composites. Initially, the reference mortar was made in
the 1:5 trace (cement: sand), and later the natural aggregate was partially replaced by recycled
rubber in the percentages of 5, 10, 15, 20, 25%, making possible the study of six traces of
mortars. The tests were carried out for physical characterization in the fresh and hardened
state (consistency index, mass density and water absorption by capillarity) and for mechanical
characterization (resistance to axial compression, diametral compression traction and flexural
tensile strength). Experiments were carried out for thermal characterization of the mortar
(inertia and thermal conductivity). The results showed that the inclusion of recycled tire
rubber causes a reduction in mass density in the fresh and hardened state, as well as the
absorption of water by capillarity. It was also observed a strong reduction of the mechanical
strength of the alternative mortars containing tire rubber. As for the thermal characterization
analysis, it was found an inversely proportional relation between the coefficient of thermal
conductivity and the amount of tire rubber in the mortar. Through this research, it was
possible to conclude that the tire rubber helps the mortars to function as a good thermal
insulation, which contributes to an increase in the thermal comfort of the occupants of the
buildings. Observed that the greater the amount of tire rubber, the better the thermal
performance of the composites. The results make it possible to conclude that mortars,
containing tire rubber, make a valuable contribution to the masonry coating, making it
possible to use it in rural construction. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35621 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-13T17:18:36Z |
|
dc.date.available |
2024-05-13 |
|
dc.date.available |
2024-05-13T17:18:36Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Argamassa alternativa |
pt_BR |
dc.subject |
Conforto térmico |
pt_BR |
dc.subject |
Condutividade térmica |
pt_BR |
dc.subject |
Caraterização físico-mecânica |
pt_BR |
dc.subject |
Alternative mortar |
pt_BR |
dc.subject |
Thermal comfort |
pt_BR |
dc.subject |
Thermal conductivity |
pt_BR |
dc.subject |
Physical-mechanical characterization |
pt_BR |
dc.subject |
Alternative mortar |
pt_BR |
dc.subject |
Thermal comfort |
pt_BR |
dc.subject |
Thermal conductivity |
pt_BR |
dc.subject |
Physical-mechanical characterization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROCHA, Vicente de Paula Teixeira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Development of mortars for masonry cladding with addition of recycled tire rubber. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Desarrollo de morteros para revestimiento de mampostería con Adición de caucho de neumáticos reciclado. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROCHA, Vicente de Paula Teixeira. Desenvolvimento de argamassas para revestimento de alvenaria com adição de borracha reciclada de pneu. 2019. 136 fl. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35621 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El revestimiento exterior de mampostería es un elemento de gran importancia para las edificaciones,
realizando funciones relacionadas con la estanqueidad, acabados, aislamiento térmico y acústico y
resistencia mecánica, entre otros. Sin embargo, se necesita una mirada más cercana a
en relación a la función de aislamiento térmico que puede realizar el revestimiento de mampostería. Es
investigación destinada a evaluar la influencia de revestimientos de mortero alternativos,
que contiene caucho de neumáticos reciclado, en el desempeño térmico de la mampostería, procediendo,
además, estudios relativos a la caracterización físico-mecánica de estos compuestos alternativos.
Inicialmente el mortero de referencia se elaboró en una proporción 1:5 (cemento:arena), y
Posteriormente, el árido natural fue sustituido parcialmente por caucho reciclado procedente de
neumático en porcentajes del 5, 10, 15, 20, 25%. Se realizaron pruebas para caracterizar
física en estado fresco y endurecido (índice de consistencia, densidad de masa y absorción de
agua por capilaridad) y caracterización mecánica (resistencia a la compresión axial, tracción por
compresión diametral y tensión de flexión). Continuamente se llevaron a cabo experimentos para
Caracterización térmica del mortero (inercia y conductividad térmica). Los resultados
demostró que la inclusión de caucho de neumáticos reciclado provoca una reducción en la densidad de los neumáticos
masa, en estado fresco y endurecido, así como la absorción de agua por capilaridad. Él era
También se verificó una reducción en la resistencia mecánica de morteros alternativos que contienen
caucho de neumáticos. En cuanto al análisis de caracterización térmica, se observó que la
el coeficiente de conductividad térmica fue 1,67; 1,47; 1,41; 1,35; 1,21; 1,12 W.m-1.K-1
para morteros que contienen 0, 5, 10, 15, 20, 25%, respectivamente. En este sentido, se puede
tenga en cuenta que la conductividad térmica se redujo a medida que se insertó caucho
de neumático en el mortero, oscilando esta reducción entre el 11,97 y el 32,87%. Él era
Es posible concluir que el caucho de los neumáticos ayuda a que los morteros funcionen como
Buen aislante térmico, que contribuye a un mayor confort térmico de los ocupantes.
de edificios. Además, se observó que cuanto mayor era la cantidad de caucho
neumático, mejor será el rendimiento térmico de los compuestos. Los resultados permitieron concluir
que los morteros que contienen caucho de neumáticos contribuyen al recubrimiento de
mampostería, permitiendo su uso en la construcción rural. |
pt_BR |