DSpace/Manakin Repository

Governamentalidade liberal em alguns saberes educacionais e escolares brasileiros.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as práticas de governo na educação liberal brasileira e a organização do sistema escolar sob a perspectiva da governamentalidade, em Foucault, durante o século XX. Desse modo, o referencial teórico utilizado para empreender a análise inclui alguns autores/as da área educacional, assim como tenta articulá-los à discussão com alguns conceitos desenvolvidos por Foucault sobre liberalismo, governamentalidade, poder-saber, subjetividade e educação. A educação, nessa perspectiva transforma-se em um aparato de governamentalidade que constrói discursos e visibilidades que subjetivam os sujeitos de diferentes formas. No Brasil, a educação liberal aliada ao desejo de modernizar corpos e outra sociedade, engendrando formas de governo para operar sobre as esferas sociais, culturais, políticas, morais e economicamente nas vidas e corpos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia. pt_BR
dc.title Governamentalidade liberal em alguns saberes educacionais e escolares brasileiros. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This paper presents some thoughts on governance practices in the Brazilian liberal education and the organization of the school system from the perspective of governmentality in Foucault, during the twentieth century. Thus, the theoretical framework used to undertake the analysis includes some authors / the educational area, as well as attempts to link them to the discussion with some concepts developed by Foucault on liberalism, governmentality, powerknowledge, subjectivity and education. Education, in this perspective becomes one governamentality apparatus that builds speeches and visibilities that subjectify subjects in different ways. In Brazil, the liberal education combined with the desire to modernize bodies and another company, engendering forms of government to operate on the social spheres, cultural, political, ethical and economically in the lives and bodies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35627
dc.date.accessioned 2024-05-13T18:39:42Z
dc.date.available 2024-05-13
dc.date.available 2024-05-13T18:39:42Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Liberalismo pt_BR
dc.subject Governamentalidade pt_BR
dc.subject Foucault - liberalismo pt_BR
dc.subject Educação liberal brasileira pt_BR
dc.subject Liberalism pt_BR
dc.subject Governmentality pt_BR
dc.subject Foucault - liberalism pt_BR
dc.subject Brazilian liberal education pt_BR
dc.subject Gubernamentalidad pt_BR
dc.subject Educación liberal brasileña pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
dc.creator BRÍCIO, Vilma Nonato de.
dc.creator FRANCO, Ana Carolina Farias.
dc.creator GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Governmentality liberal in some knowledge educational and brazilian school. pt_BR
dc.title.alternative Liberal gubernamentalidad en algun conocimiento educativo y la esuela de Brasil. pt_BR
dc.identifier.citation LEMOS, Flavia Cristina Silveira; BRÍCIO, Vilma Nonato de; FRANCO, Ana Carolina Farias. GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Governamentalidade liberal em alguns saberes educacionais e escolares brasileiros. Rev. Polis e Psique, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35627 pt_BR
dc.description.resumen Este artículo presenta algunas reflexiones sobre las prácticas de gobierno en la educación liberal brasileño y la organización del sistema escolar desde la perspectiva de la gubernamentalidad en Foucault, durante el siglo XX. Por lo tanto, el marco teórico utilizado para llevar a cabo el análisis incluye algunos autores / el área educativa, así como los intentos de vincularlos a la discusión con algunos conceptos desarrollados por Foucault en el liberalismo, la gubernamentalidad, poder-saber, la subjetividad y la educación. La educación, en esta perspectiva se convierte en un aparato gubernamentalidad que construye discursos y visibilidades que subjetivar temas de diferentes maneras. En Brasil, la educación liberal combina con el deseo de modernizar los cuerpos y otra empresa, generando formas de gobierno para operar en los ámbitos social, cultural, político, ético y costado la vida y cuerpos. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta