dc.description.resumo |
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as práticas de governo na educação liberal
brasileira e a organização do sistema escolar sob a perspectiva da governamentalidade, em
Foucault, durante o século XX. Desse modo, o referencial teórico utilizado para empreender a
análise inclui alguns autores/as da área educacional, assim como tenta articulá-los à discussão
com alguns conceitos desenvolvidos por Foucault sobre liberalismo, governamentalidade,
poder-saber, subjetividade e educação. A educação, nessa perspectiva transforma-se em um
aparato de governamentalidade que constrói discursos e visibilidades que subjetivam os
sujeitos de diferentes formas. No Brasil, a educação liberal aliada ao desejo de modernizar
corpos e outra sociedade, engendrando formas de governo para operar sobre as esferas sociais,
culturais, políticas, morais e economicamente nas vidas e corpos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
pt_BR |
dc.title |
Governamentalidade liberal em alguns saberes educacionais e escolares brasileiros. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
This paper presents some thoughts on governance practices in the Brazilian liberal education
and the organization of the school system from the perspective of governmentality in
Foucault, during the twentieth century. Thus, the theoretical framework used to undertake the
analysis includes some authors / the educational area, as well as attempts to link them to the discussion with some concepts developed by Foucault on liberalism, governmentality, powerknowledge,
subjectivity and education. Education, in this perspective becomes one
governamentality apparatus that builds speeches and visibilities that subjectify subjects in
different ways. In Brazil, the liberal education combined with the desire to modernize bodies
and another company, engendering forms of government to operate on the social spheres,
cultural, political, ethical and economically in the lives and bodies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35627 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-13T18:39:42Z |
|
dc.date.available |
2024-05-13 |
|
dc.date.available |
2024-05-13T18:39:42Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Liberalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Governamentalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Foucault - liberalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação liberal brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Liberalism |
pt_BR |
dc.subject |
Governmentality |
pt_BR |
dc.subject |
Foucault - liberalism |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian liberal education |
pt_BR |
dc.subject |
Gubernamentalidad |
pt_BR |
dc.subject |
Educación liberal brasileña |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. |
|
dc.creator |
BRÍCIO, Vilma Nonato de. |
|
dc.creator |
FRANCO, Ana Carolina Farias. |
|
dc.creator |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Governmentality liberal in some knowledge educational and brazilian school. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Liberal gubernamentalidad en algun conocimiento educativo y la esuela de Brasil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEMOS, Flavia Cristina Silveira; BRÍCIO, Vilma Nonato de; FRANCO, Ana Carolina Farias. GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Governamentalidade liberal em alguns saberes educacionais e escolares brasileiros. Rev. Polis e Psique, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35627 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este artículo presenta algunas reflexiones sobre las prácticas de gobierno en la educación
liberal brasileño y la organización del sistema escolar desde la perspectiva de la
gubernamentalidad en Foucault, durante el siglo XX. Por lo tanto, el marco teórico utilizado
para llevar a cabo el análisis incluye algunos autores / el área educativa, así como los intentos
de vincularlos a la discusión con algunos conceptos desarrollados por Foucault en el
liberalismo, la gubernamentalidad, poder-saber, la subjetividad y la educación. La educación,
en esta perspectiva se convierte en un aparato gubernamentalidad que construye discursos y
visibilidades que subjetivar temas de diferentes maneras. En Brasil, la educación liberal
combina con el deseo de modernizar los cuerpos y otra empresa, generando formas de
gobierno para operar en los ámbitos social, cultural, político, ético y costado la vida y
cuerpos. |
pt_BR |