dc.description.resumo |
Por meio do processo de invenção de um trabalho de dança-pesquisa narramos como foram se
produzindo as propriedades do corpo em dança, procurando tornar visíveis arranjos mínimos
e talvez desprezíveis se vistos num plano panorâmico. Trata-se, portanto, de uma narrativa
que se insere numa problemática mais ampla, enunciada por Latour (2008a) como dizendo
respeito às conversas sobre o corpo, ou seja, aos modos como os corpos são mobilizados nos
relatos daquilo que fazem. Trabalhamos uma narrativa do mínimo que é diversa da oposição
entre micro e macro, procurando dar conta da eclosão das propriedades corporais vistas como
acontecimentos dos quais podemos rastrear a emergência nas diferenças que fazem o corpo
sensível e que, por sua vez, co-constituem esse corpo que não está dado de antemão. Discorrese
sobre as propriedades corporais que foram produzidas num experimento de dança-pesquisa,
intitulado De Conceitos criado a partir de um poema visual escrito por Silva Freire. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
pt_BR |
dc.title |
Dançar a visualidade de um poema e a eclosão de propriedades corporais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This paper discusses the bodily properties produced in a dance-research experiment titled De
Conceitos (On Concepts) created from a visual poem written by Silva Freire. Through the
process of invention within this dance-research project, we offer an account of how bodily
properties in dance come to be produced and try to render visible the minimal—and possibly
dismissible—gestures which are lost when dance is viewed on a panoramic scale. Thus, it is a
matter of a narrative imbricated into a broader problematisation, as put forward by Latour
(2008a), with respect to the on-going conversation on the body and the modes by which these
are mobilised in narrative accounts of what they do. We work a narrative of the minimal, which is transversal to the polar opposition of micro and macro, in an attempt to relate the
emergence of bodily properties as events through which we can trace the effusion of
difference which makes the body sensitive and in turn co-constitutes a body which is not
given a priori. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35631 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-13T19:23:05Z |
|
dc.date.available |
2024-05-13 |
|
dc.date.available |
2024-05-13T19:23:05Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Dança e Psicologia |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo e dança |
pt_BR |
dc.subject |
Visualidades |
pt_BR |
dc.subject |
Propriedades corporais |
pt_BR |
dc.subject |
Experimento de dança-pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Dança-pesquisa - experimento |
pt_BR |
dc.subject |
Dance and Psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Body and dance |
pt_BR |
dc.subject |
Visuals |
pt_BR |
dc.subject |
Body properties |
pt_BR |
dc.subject |
Dance-research experiment |
pt_BR |
dc.subject |
Dance-research - experiment |
pt_BR |
dc.subject |
Danza y Psicología |
pt_BR |
dc.subject |
Cuerpo y danza |
pt_BR |
dc.subject |
Imágenes |
pt_BR |
dc.subject |
Propiedades corporales |
pt_BR |
dc.subject |
Experimento de investigación sobre danza |
pt_BR |
dc.subject |
Investigación sobre danza - experimento |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MILIOLI, Danielle. |
|
dc.creator |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dancing the visuality of a poem and the emergence of bodily properties. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Danzar la visualidad de un poema y la eclosión de propriedades corporales. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MILIOLI, Danielle; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Dançar a visualidade de um poema e a eclosão de propriedades corporais. Rev. Polis e Psique, 5(3), 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35631 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Partiendo del proceso de creación de una danza-investigación, en este artículo narramos la
producción de atributos corporales en la danza por medio de movimientos mínimos y quizá
insignificantes desde una mirada panorámica. Para ello, escribimos una narrativa que se
inscribe en una problemática más amplia que corresponde a las conversaciones a respecto de
las formas por la cuales los cuerpos son movilizados en los informes que de ellos son escritos.
Trabajamos una narrativa de lo mínimo que se aleja de la oposición entre micro y macro,
trabajamos una narrativa que habla de la aparición de las propiedades corporales definidas
como acontecimientos – eclosiones - que se pueden rastrear su aparición en las diferencias
que producen un cuerpo sensible y que, a su vez, co-constituyen este cuerpo que no recibe su
conformación de antemano. Abordamos, en específico, las propiedades corporales que se
produjeron en el experimento de danza-investigación, titulado De Conceptos, creado con base
en un poema visual de Silva Freire. |
pt_BR |