DSpace/Manakin Repository

Dançar a visualidade de um poema e a eclosão de propriedades corporais.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Por meio do processo de invenção de um trabalho de dança-pesquisa narramos como foram se produzindo as propriedades do corpo em dança, procurando tornar visíveis arranjos mínimos e talvez desprezíveis se vistos num plano panorâmico. Trata-se, portanto, de uma narrativa que se insere numa problemática mais ampla, enunciada por Latour (2008a) como dizendo respeito às conversas sobre o corpo, ou seja, aos modos como os corpos são mobilizados nos relatos daquilo que fazem. Trabalhamos uma narrativa do mínimo que é diversa da oposição entre micro e macro, procurando dar conta da eclosão das propriedades corporais vistas como acontecimentos dos quais podemos rastrear a emergência nas diferenças que fazem o corpo sensível e que, por sua vez, co-constituem esse corpo que não está dado de antemão. Discorrese sobre as propriedades corporais que foram produzidas num experimento de dança-pesquisa, intitulado De Conceitos criado a partir de um poema visual escrito por Silva Freire. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia. pt_BR
dc.title Dançar a visualidade de um poema e a eclosão de propriedades corporais. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This paper discusses the bodily properties produced in a dance-research experiment titled De Conceitos (On Concepts) created from a visual poem written by Silva Freire. Through the process of invention within this dance-research project, we offer an account of how bodily properties in dance come to be produced and try to render visible the minimal—and possibly dismissible—gestures which are lost when dance is viewed on a panoramic scale. Thus, it is a matter of a narrative imbricated into a broader problematisation, as put forward by Latour (2008a), with respect to the on-going conversation on the body and the modes by which these are mobilised in narrative accounts of what they do. We work a narrative of the minimal, which is transversal to the polar opposition of micro and macro, in an attempt to relate the emergence of bodily properties as events through which we can trace the effusion of difference which makes the body sensitive and in turn co-constitutes a body which is not given a priori. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35631
dc.date.accessioned 2024-05-13T19:23:05Z
dc.date.available 2024-05-13
dc.date.available 2024-05-13T19:23:05Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Dança e Psicologia pt_BR
dc.subject Corpo e dança pt_BR
dc.subject Visualidades pt_BR
dc.subject Propriedades corporais pt_BR
dc.subject Experimento de dança-pesquisa pt_BR
dc.subject Dança-pesquisa - experimento pt_BR
dc.subject Dance and Psychology pt_BR
dc.subject Body and dance pt_BR
dc.subject Visuals pt_BR
dc.subject Body properties pt_BR
dc.subject Dance-research experiment pt_BR
dc.subject Dance-research - experiment pt_BR
dc.subject Danza y Psicología pt_BR
dc.subject Cuerpo y danza pt_BR
dc.subject Imágenes pt_BR
dc.subject Propiedades corporales pt_BR
dc.subject Experimento de investigación sobre danza pt_BR
dc.subject Investigación sobre danza - experimento pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MILIOLI, Danielle.
dc.creator GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dancing the visuality of a poem and the emergence of bodily properties. pt_BR
dc.title.alternative Danzar la visualidad de un poema y la eclosión de propriedades corporales. pt_BR
dc.identifier.citation MILIOLI, Danielle; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Dançar a visualidade de um poema e a eclosão de propriedades corporais. Rev. Polis e Psique, 5(3), 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35631 pt_BR
dc.description.resumen Partiendo del proceso de creación de una danza-investigación, en este artículo narramos la producción de atributos corporales en la danza por medio de movimientos mínimos y quizá insignificantes desde una mirada panorámica. Para ello, escribimos una narrativa que se inscribe en una problemática más amplia que corresponde a las conversaciones a respecto de las formas por la cuales los cuerpos son movilizados en los informes que de ellos son escritos. Trabajamos una narrativa de lo mínimo que se aleja de la oposición entre micro y macro, trabajamos una narrativa que habla de la aparición de las propiedades corporales definidas como acontecimientos – eclosiones - que se pueden rastrear su aparición en las diferencias que producen un cuerpo sensible y que, a su vez, co-constituyen este cuerpo que no recibe su conformación de antemano. Abordamos, en específico, las propiedades corporales que se produjeron en el experimento de danza-investigación, titulado De Conceptos, creado con base en un poema visual de Silva Freire. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta