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Ações socioeducativas na prática ambiental: uma análise das atividades realizadas pelos agentes ambientais na cidade de Serra Branca - PB.

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dc.creator.ID MENESES, T. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4771674000912831 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee2ID LIMA, A. S. pt_BR
dc.description.resumo É por meio da Educação Ambiental (EA) que os indivíduos se reconhecem como parte integrante do meio ambiente e se tornam capazes de promover o desenvolvimento sustentável em suas ações. Por intermédio da EA, destaca-se a importância da construção de um pensamento crítico, integrado e reflexivo acerca das questões ambientais, possibilitando uma mitigação dos danos causados pelas práticas humanas. A pesquisa teve como objetivo mapear e descrever as ações que fomentem a educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem dos Agentes Ambientais do município de Serra Branca – PB, bem como, descrever a importância da inserção da educação ambiental, como instrumento de ação na formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. A pesquisa está no âmbito da pesquisa qualitativa e envolveu (07) sete estudantes que atuaram como Agentes Ambientais, os quais foram submetidos às atividades teóricas e práticas. As atividades foram desenvolvidas durante o período de (06) seis meses, apoiadas nas vivências dos envolvidos e de acordo com as atribuições da própria Secretaria. A produção dos dados ocorreu através de observações e relato de experiência durante as ações realizadas. Foi verificado que o conhecimento sobre EA dos participantes, anteriormente ao curso, era limitado, o que implica dizer que a Educação Ambiental ainda é pouco estudada e/ou trabalhada no ambiente escolar e social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências da Natureza. pt_BR
dc.title Ações socioeducativas na prática ambiental: uma análise das atividades realizadas pelos agentes ambientais na cidade de Serra Branca - PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-03-26
dc.description.abstract It is through Environmental Education (EA) that individuals recognize themselves as an integral part of the environment and become able to promote sustainable development in their actions. Through EA, the importance of building critical, integrated, and reflective thinking about environmental issues stands out, making it possible to mitigate the damage caused by human practices. The research aimed to map and describe the actions that promote environmental education in the teaching-learning process of Environmental Agents in the municipality of Serra Branca – PB, as well as, describe the importance of including environmental education as an instrument of action in the formation of citizens who are aware and knowledgeable about their commitment to sustainable development. The research is within the scope of qualitative research and involved seven (07) students who functioned as Environmental Agents, who were subjected to theoretical and practical activities. The activities were developed over a period of six (06) months, based on the experiences of those involved and in accordance with the responsibilities of the Secretariat itself. Data production occurred through observations and reports of experience during the actions performed. It was found that the participants' knowledge about EA, prior to the course, was limited, which means that Environmental Education is still little studied and/or worked on in the school and social environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35643
dc.date.accessioned 2024-05-14T17:44:05Z
dc.date.available 2024-05-14
dc.date.available 2024-05-14T17:44:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Prática ambiental pt_BR
dc.subject Agentes ambientais pt_BR
dc.subject Serra Branca-PB – ações ambientais pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Ações socioeducativas pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental practice pt_BR
dc.subject Environmental agents pt_BR
dc.subject Serra Branca-PB – environmental actions pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Socio-educational actions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENESES, Thâmirys Bezerra de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Socio-educational actions in environmental practice: an analysis of the activities carried out by environmental agents in the city of Serra Branca - PB. pt_BR
dc.identifier.citation MENESES, Thâmirys Bezerra de. Ações socioeducativas na prática ambiental: uma análise das atividades realizadas pelos agentes ambientais na cidade de Serra Branca - PB. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35643 pt_BR


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