dc.description.resumo |
Neste artigo, problematizamos o acontecimento massacre e a resistência dos povos indígenas
Kaiowá e Guarani às práticas racistas de biopoder que são empreendidas, tendo em vista a garantia do
território e da sua terra sagrada. Nos estudos de Michel Foucault, encontramos algumas ferramentas históricas
e políticas que nos auxiliam a pensar sobre essa situação e a interrogá-la no presente. O racismo parece
estar sustentando tal realidade e a cumplicidade com o genocídio que está sendo feita, pois há demora em
realizar a demarcação, negligência diante dos apelos desses povos, que já aconteceram de várias maneiras.
A resistência desses povos interpela as práticas psicológicas, para que não sejam acionadas como dispositivos
de normalização etnocidas pautados pela pacificação, que nega as dissidências, ou pela patologização, que
nega a diversidade da vida como biopotência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
pt_BR |
dc.title |
Massacre e resistência Kaiowá e Guarani: interrogações às psicologias nos traçados do intolerável. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This article considers critically the event massacre and the resistance of the indigenous Guarani
Kaiowá against the racist practices of biopower, that are accomplished in order to guarantee the territory
and their sacred land. In studies of Michel Foucault some historical and political tools that help us think
about this situation and questions it in the present can be found. Racism seems to be holding such a reality
and complicity with the genocide that is practiced due to the delay in carrying out the demarcation and to
the negligence on the appeals of these people that have already happened in several ways. The strength
of these people interpellate the psychological practices so that they are not driven as devices of ethnocidal
standardization guided by pacification, that denies dissidences, or by explanations based on pathology ,
that deny the diversity of life as a biopower. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35667 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-15T21:04:15Z |
|
dc.date.available |
2024-05-15 |
|
dc.date.available |
2024-05-15T21:04:15Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Índios |
pt_BR |
dc.subject |
Grupos étnicos |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Resistência indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Massacre |
pt_BR |
dc.subject |
Kaiowá |
pt_BR |
dc.subject |
Guarani |
pt_BR |
dc.subject |
Indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Indians |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic groups |
pt_BR |
dc.subject |
Racism |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous resistance |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous |
pt_BR |
dc.subject |
Masacre |
pt_BR |
dc.subject |
Indígena |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. |
|
dc.creator |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Massacre and resistance Kaiowá and Guarani: questions to psichologies on the intolerable. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Masacre y resistencia Kaiowá y Guaraní: interrogaciones a las psicologías en las trazados de lo intolerable. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Massacre e resistência Kaiowá e Guarani: interrogações às psicologias nos traçados do intolerável. Psicologia: Ciência e Profissão, 33 (4), 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35667 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En este artículo, problematizamos el acontecimiento masacre y la resistencia de los pueblos
indígenas Kaiowá y Guaraní a las prácticas racistas de biopoder que son emprendidas, teniendo en vista
la garantía del territorio y de su tierra sagrada. En los estudios de Michel Foucault, encontramos algunas
herramientas históricas y políticas que nos auxilian a pensar sobre esa situación y a interrogarla en el
presente. El racismo parece estar sosteniendo tal realidad y la complicidad con el genocidio que está siendo
realizada, pues hay demora en realizar la demarcación, negligencia ante los pedidos de esos pueblos, que
ya sucedieron de varias maneras. La resistencia de esos pueblos interpela las prácticas psicológicas, para
que no sean accionadas como dispositivos de normalización etnocidas pautados por la pacificación, que
niega las disidencias, o por la patologización, que niega la diversidad de la vida como biopotencia. |
pt_BR |