DSpace/Manakin Repository

A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROZ, J. K. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8486834691615487 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID ALENCAR, A. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.description.resumo Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo, o mesmo origina-se a partir do envolvimento com projeto de extensão intitulado “Produção de recursos didáticos no ensino de geografia para as escolas do campo”. Realizado pelo Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo – LEGECAMPO, durante o ano de 2022, desenvolvido na escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz no município de Sumé- PB. A intencionalidade dessa ação no âmbito do projeto foi a criação de um caderno de atividades, com um compilado de caça-palavras referentes ao conteúdo da ciência geográfica, como um instrumento potencializador da aprendizagem. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral construir um recurso didático intitulado “Cadernos de Caça-Palavras para o Ensino de Geografia nas Escolas do Campo”, com temas variados que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e relatar a experiência de sua aplicação no contexto escolar. Para alcançar nossos objetivos, adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, especificamente a Pesquisa Participativa. Ao final, verificamos que a utilização dos caças-palavras na ação escolar foi um reforço positivo que colaborou no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando também no desenvolvimento motor e cognitivo, além de dialogar com a realidade dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-09
dc.description.abstract This monographic report presents research carried out within the scope of Geography Teaching and its relationship with Rural Education, which originates from involvement with an extension project entitled “Production of teaching resources in teaching geography for rural schools”. carried out by the Geography and Countryside Education Teaching Laboratory – LEGECAMPO, during the year 2022, developed at the Agrotechnical Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz school in the municipality of Sumé- PB. The intention of this action within the scope of the project was the creation of an activity notebook, with a compilation of word searches relating to the content of geographic science, as an instrument to enhance learning. In this way, the research had the general objective of building a teaching resource entitled “Word Search Notebooks for Geography Teaching”, with varied themes and reporting the experience of its application in the school context. To achieve our objectives, we adopted the qualitative research approach, specifically Participatory Research. In the end, we verified that the use of word searches in school activities was a positive reinforcement that contributed to the students' teaching-learning process, also helping with their motor and cognitive development, in addition to interacting with the students' reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709
dc.date.accessioned 2024-05-17T21:13:51Z
dc.date.available 2024-05-17
dc.date.available 2024-05-17T21:13:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Caderno de caça-palavras pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Teaching resource pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Word search notebook pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Juciquele Kaliny de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The production of the teaching resource “word search notebook for teaching geography” as a facilitator of learning in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Juciquele Kaliny de. A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo. 2024. 63f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta