DSpace/Manakin Repository

Piratarias de gênero: experimentos estéticos queer-copyleft.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste ensaio exploramos a noção de piratarias de gênero, tendo como lócus de nossas relexões experimentos estéticos que aliam os ativismos queer e copyleft. Na medida em que, nas sociedades ocidentais deste início de século, as dinâmicas de gênero encontram-se fortemente marcadas por códigos tecnobionormativos (conhecimentos, artefatos e tecnologias regulados por leis de propriedade intelectual e tecnológica) torna-se possível o encontro entre ativismos que, em princípio, não possuíam uma plataforma comum de ação. Algumas piratarias que discutimos estão próximas da expertise dos hackers, outras simplesmente navegam à deriva. Mas, em ambos os casos, as piratarias questionam princípios de propriedade intelectual e tecnológica que se encontram presentes nas dinâmicas de gênero contemporâneas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia. pt_BR
dc.title Piratarias de gênero: experimentos estéticos queer-copyleft. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract Gender piracies: Queer-copyleft aesthetical experiments In this essay, we discuss the notion of gender piracy basing our thinking on the aesthetics of queer activism and copyleft licensing movement. By the way that in the western societies, since the beginning of the century, the gender identities and relations are strongly guided by biotech-normative codes (knowledge, artifacts, and technologies ruled by laws of intellectual property), it became possible the mix among activisms that otherwise would not share a common ground. Some gender piracies exhibit the same expertise of the hackers that work their skills in the contemporary arts and performance. Other piracy acts, just go with the low of the daily events. But in both cases, the pirates overturn the principles of intellectual and technological properties that are mixed with the contemporary gender relations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35711
dc.date.accessioned 2024-05-17T21:30:20Z
dc.date.available 2024-05-17
dc.date.available 2024-05-17T21:30:20Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Pirataria de gênero pt_BR
dc.subject Copyleft pt_BR
dc.subject Queer pt_BR
dc.subject Ativismo Queer pt_BR
dc.subject Ativismo Copyleft pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Genre piracy pt_BR
dc.subject Copyleft pt_BR
dc.subject Queer pt_BR
dc.subject Queer Activism pt_BR
dc.subject Copyleft activism pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Piratería de género pt_BR
dc.subject Activismo queer pt_BR
dc.subject Activismo copyleft pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
dc.creator MÉLLO, Ricardo Pimentel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender piracies: Queer-copyleft aesthetical experiments. pt_BR
dc.title.alternative Piraterías del género: Experimentaciones estéticas queer-copyleft. pt_BR
dc.identifier.citation GALINDO, Dolores Cristina Gomes; MÉLLO, Ricardo Pimentel. Piratarias de gênero: experimentos estéticos queer-copyleft. Psico, v. 41, n. 2, pp. 239-245, abr./jun. 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35711 pt_BR
dc.description.resumen Piraterías del género: Experimentaciones estéticas queer-copyleft En este ensayo se aborda la noción de piraterías del género en experimentaciones estéticas que combinan los activismos queer y el copyleft. El hecho de que en las sociedades occidentales, de principios de este siglo, las dinámicas del género se quedan enredadas a códigos tecnobionormativos (conocimientos, artefactos y tecnologías gobernadas por las leyes de la propiedad intelectual y de la tecnología) hace que sea posible la convergencia entre activismos que no poseían un eje común de acción. Algunas de las piraterías del género son cercanas a la actividad de los hackers, otras navegan a la deriva en el cotidiano, pero las dos subvierten principios de propiedad intelectual y de la tecnología que forman parte de las dinámicas del género en la contemporaneidad. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta