dc.description.resumo |
Neste ensaio exploramos a noção de piratarias de gênero, tendo como lócus de nossas relexões experimentos
estéticos que aliam os ativismos queer e copyleft. Na medida em que, nas sociedades ocidentais deste início de
século, as dinâmicas de gênero encontram-se fortemente marcadas por códigos tecnobionormativos (conhecimentos,
artefatos e tecnologias regulados por leis de propriedade intelectual e tecnológica) torna-se possível o encontro entre
ativismos que, em princípio, não possuíam uma plataforma comum de ação. Algumas piratarias que discutimos estão
próximas da expertise dos hackers, outras simplesmente navegam à deriva. Mas, em ambos os casos, as piratarias
questionam princípios de propriedade intelectual e tecnológica que se encontram presentes nas dinâmicas de gênero
contemporâneas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
pt_BR |
dc.title |
Piratarias de gênero: experimentos estéticos queer-copyleft. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
Gender piracies: Queer-copyleft aesthetical experiments
In this essay, we discuss the notion of gender piracy basing our thinking on the aesthetics of queer activism and copyleft
licensing movement. By the way that in the western societies, since the beginning of the century, the gender identities
and relations are strongly guided by biotech-normative codes (knowledge, artifacts, and technologies ruled by laws of
intellectual property), it became possible the mix among activisms that otherwise would not share a common ground.
Some gender piracies exhibit the same expertise of the hackers that work their skills in the contemporary arts and
performance. Other piracy acts, just go with the low of the daily events. But in both cases, the pirates overturn the
principles of intellectual and technological properties that are mixed with the contemporary gender relations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35711 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-17T21:30:20Z |
|
dc.date.available |
2024-05-17 |
|
dc.date.available |
2024-05-17T21:30:20Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Pirataria de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Copyleft |
pt_BR |
dc.subject |
Queer |
pt_BR |
dc.subject |
Ativismo Queer |
pt_BR |
dc.subject |
Ativismo Copyleft |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Genre piracy |
pt_BR |
dc.subject |
Copyleft |
pt_BR |
dc.subject |
Queer |
pt_BR |
dc.subject |
Queer Activism |
pt_BR |
dc.subject |
Copyleft activism |
pt_BR |
dc.subject |
Género |
pt_BR |
dc.subject |
Piratería de género |
pt_BR |
dc.subject |
Activismo queer |
pt_BR |
dc.subject |
Activismo copyleft |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. |
|
dc.creator |
MÉLLO, Ricardo Pimentel. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Gender piracies: Queer-copyleft aesthetical experiments. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Piraterías del género: Experimentaciones estéticas queer-copyleft. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes; MÉLLO, Ricardo Pimentel. Piratarias de gênero: experimentos estéticos queer-copyleft. Psico, v. 41, n. 2, pp. 239-245, abr./jun. 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35711 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Piraterías del género: Experimentaciones estéticas queer-copyleft
En este ensayo se aborda la noción de piraterías del género en experimentaciones estéticas que combinan los activismos
queer y el copyleft. El hecho de que en las sociedades occidentales, de principios de este siglo, las dinámicas del género
se quedan enredadas a códigos tecnobionormativos (conocimientos, artefactos y tecnologías gobernadas por las leyes
de la propiedad intelectual y de la tecnología) hace que sea posible la convergencia entre activismos que no poseían
un eje común de acción. Algunas de las piraterías del género son cercanas a la actividad de los hackers, otras navegan
a la deriva en el cotidiano, pero las dos subvierten principios de propiedad intelectual y de la tecnología que forman
parte de las dinámicas del género en la contemporaneidad. |
pt_BR |