DSpace Repository

Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.

Show simple item record

dc.description.resumo Este artigo visa entender como a linguagem dos riscos, nas suas diferentes tradições (risco-perigo, risco-probabilidade e risco-aventura), é utilizada para vender produtos em anúncios veiculados em revistas vendidas em bancas. Com esse objetivo, tomamos os anúncios como gêneros de discurso que fazem circular materialidades (artefatos cotidianos) passíveis de comercialização (na forma de bens simbólicos) e que são necessariamente endereçados a públicos específicos. Foi definida uma amostra de 101 revistas com base nas categorias utilizadas pelo Anuário de Mídia - Revistas. A análise levou em consideração as palavras empregadas nos anúncios, a categoria de produtos e a temática da revista. Conclui-se que, embora os riscos vendam produtos, trata-se mais do controle de riscos potenciais do que de apologia do risco. Mesmo quando os produtos são associados ao risco-aventura, vendem-se, de fato. emoções associadas à experiência do risco que são sustentadas por uma diversidade de estratégia de segurança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia. pt_BR
dc.title Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.description.abstract On words that sell things:risk glossaries in media advertisements. The aim of this research was to understand how the discursive traditions (risk-danger, risk-probability and risk-adventure), is used to sell products in advertisements published in magazines sold on newsstands. With this objective, we consider advertisements as genres of discourse that circulate materialities (everyday artifacts) that can be commercialized (in the form of symbolic goods) and that are necessarily addressed to specific audiences. A sample of 101 magazines was defined based on the categories used by the Media Yearbook - Magazines. The analysis took into account the words used in the advertisements, the product category and the magazine's theme. It is concluded that, although risks sell products, it is more about controlling potential risks than about advocating risk. Even when products are associated with risk-adventure, they actually sell. emotions associated with the experience of risk that are supported by a diversity of security strategies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714
dc.date.accessioned 2024-05-17T21:40:11Z
dc.date.available 2024-05-17
dc.date.available 2024-05-17T21:40:11Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Práticas discursivas pt_BR
dc.subject Linguagem dos riscos pt_BR
dc.subject Anúncios de revistas pt_BR
dc.subject Revistas - anúncios pt_BR
dc.subject Discursive practices pt_BR
dc.subject Risk language pt_BR
dc.subject Magazine ads pt_BR
dc.subject Magazines - advertisements pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
dc.creator SPINK, Mary Jane P.
dc.creator RIBEIRO, Raquel Noel.
dc.creator ORNELLAS, Maria Annita.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative About words that sell things: the glossary of risk in magazine ads. pt_BR
dc.identifier.citation GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SPINK, Mary Jane P; RIBEIRO, Raquel Noel; ORNELLAS, Maria Annita. Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. Estudos de Psicologia. 12(1), 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account