dc.description.resumo |
O presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma
cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de
esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados
por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar
as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação
para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras,
revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística
voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar
esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
pt_BR |
dc.title |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
This paper discusses the practices of UNESCO called education for a culture of peace, in
Brazil, where poor youth are directed to projects and programs in sports, theater, dance,
music, leisure and professional spaces in the school, mediated by various organizations.
Used references to Michel Foucault to question the practices of UNESCO on this young and
criticize this body calls for peace education as a way to deal with situations of violence and
preventing future wars, social upheavals and other political dissidents. Finally, we try to
propose a practical agonistic courage to break with these paths established and we wonder
if it is possible to work in the aesthetically ethical and political paths with young people in
school and for school education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-17T22:03:13Z |
|
dc.date.available |
2024-05-17 |
|
dc.date.available |
2024-05-17T22:03:13Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Esportes e lazer |
pt_BR |
dc.subject |
Jovens e cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Pobreza |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura de paz - escolas |
pt_BR |
dc.subject |
Violência escolar |
pt_BR |
dc.subject |
UNESCO |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
Sports and leisure |
pt_BR |
dc.subject |
Young people and culture |
pt_BR |
dc.subject |
Poverty |
pt_BR |
dc.subject |
Culture of peace - schools |
pt_BR |
dc.subject |
School violence |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. |
|
dc.creator |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Checkmating the proposed peace culture in school in as a policy to work with situations of violence. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 129-140, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716 |
pt_BR |