DSpace Repository

Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.

Show simple item record

dc.description.resumo O presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras, revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia. pt_BR
dc.title Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract This paper discusses the practices of UNESCO called education for a culture of peace, in Brazil, where poor youth are directed to projects and programs in sports, theater, dance, music, leisure and professional spaces in the school, mediated by various organizations. Used references to Michel Foucault to question the practices of UNESCO on this young and criticize this body calls for peace education as a way to deal with situations of violence and preventing future wars, social upheavals and other political dissidents. Finally, we try to propose a practical agonistic courage to break with these paths established and we wonder if it is possible to work in the aesthetically ethical and political paths with young people in school and for school education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716
dc.date.accessioned 2024-05-17T22:03:13Z
dc.date.available 2024-05-17
dc.date.available 2024-05-17T22:03:13Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Esportes e lazer pt_BR
dc.subject Jovens e cultura pt_BR
dc.subject Pobreza pt_BR
dc.subject Cultura de paz - escolas pt_BR
dc.subject Violência escolar pt_BR
dc.subject UNESCO pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Sports and leisure pt_BR
dc.subject Young people and culture pt_BR
dc.subject Poverty pt_BR
dc.subject Culture of peace - schools pt_BR
dc.subject School violence pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
dc.creator GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Checkmating the proposed peace culture in school in as a policy to work with situations of violence. pt_BR
dc.identifier.citation LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 129-140, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account