dc.description.resumo |
Este capítulo nasce do interesse em pensar os protagonismos
das mulheres, na interface da História Oral com a Psicologia
e a Antropologia para traçar movimentos que têm reivindicado o
trabalho com memórias orais de grupos que foram alvo de invisibilidade
ou de desqualificação historicamente, em função de arquivos
oficiais não trazerem os feitos de mulheres como importantes
nas Amazônias e em outros territórios, como o Pantanal, por exemplo.
Pensar a transdisciplinaridade no campo epistemológico e nas
conversas múltiplas de saberes, conceitos, teorias e práticas sociais
é um desafio relevante na atualidade e uma demanda que se faz
pelas preocupações éticas, estéticas e políticas diante das intolerâncias
vividas na sociedade que não podem mais ser ignoradas e,
muito menos, repetidas, banalizadas e naturalizadas. Assim, busca-se colocar em xeque a versão da História tradicional
que só valorizava os documentos do Estado, produzindo
apagamentos das existências de quem era classificado como
estando em condição de subalternidade. Também vale salientar
que é crucial criar insurgências contra a escrita que só registrava
infâmias e desvios sociais das pessoas e grupos que eram vistos
e tratados como não humanos, como menos cidadãos, como não
importantes e cujos fazeres eram definidos como irrelevantes para
a sociedade. A partir da década de 60, no século XX, a História Cultural
como terceira geração do Movimento da Escola dos Annales
passou a questionar as ausências, silêncios, interdições e limites da
historiografia e das maneiras de fabricar arquivos e de estudá-los.
As metodologias usadas para analisar fontes documentais eram interrogadas e os temas que eram pesquisados também passaram a
ser alvo de problematização (FARGE, 2009; 2011).
Desse modo, busca-se, com este artigo, construir um texto
que aborda novas maneiras de usar os arquivos, discussões a respeito
do uso de memórias orais como fontes e a ampliação dos
temas e das abordagens dos estudos históricos em diálogo com a
História, com Psicologia e a com a Antropologia, sobretudo, dando
ênfase à escrita de mulheres e a seus protagonismos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Mulheres Protagonistas da História e Psicologia: artesania com memórias-arquivos nas amazônias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35723 |
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dc.date.accessioned |
2024-05-20T17:29:34Z |
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dc.date.available |
2024-05-20 |
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dc.date.available |
2024-05-20T17:29:34Z |
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dc.type |
Capítulo de Livro |
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dc.subject |
Mulheres protagonistas |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonismo feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias |
pt_BR |
dc.subject |
Arquivos |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres e História |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres e Psicologia |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Antropologia |
pt_BR |
dc.subject |
Leading women |
pt_BR |
dc.subject |
Female protagonism |
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dc.subject |
Memoirs |
pt_BR |
dc.subject |
Files |
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dc.subject |
Women and History |
pt_BR |
dc.subject |
Women and Psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.subject |
Anthropology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. |
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dc.creator |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. |
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dc.creator |
SANTOS, Daniele Vasco. |
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dc.creator |
MORAES, Adriana Helena Moraes e. |
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dc.creator |
FRANCO, Ana Carolina Farias. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Women Protagonists of History and Psychology: crafts with archival memories in the Amazon. |
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dc.identifier.citation |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SANTOS, Daniele Vasco; MORAES, Adriana Helena Moraes e; FRANCO, Ana Carolina Farias. Mulheres Protagonistas da História e Psicologia: artesania com memórias-arquivos nas amazônias. In: MONTEIRO, Luz Morais; ALMEIDA, Ricardo Monteiro Guedes de. (Org.). Psicologias na Amazônia e no Cerrado: visibilizando saberes, subvertendo práticas. 1ed. Palmas: EDUFT, 2023. Cap. 2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35723 |
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