DSpace/Manakin Repository

A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.advisor1ID QUEIROGA, M. G pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1587726556477554 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.referee2 FIGUEIRÊDO , Ferdinando de Oliveira.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo abordar o gênero poesia infantil como ferramenta na formação do leitor literário. Tem o próposito de esclarecer o viés histórico do conceito de infância e a relação entre criança, literatura e a escola. Além disso, esta pesquisa traz análise das características do gênero poesia e dos benefícios que se têm em seu estudo na sala de aula. Por fim, será apresentada uma sequência didática baseada em Cosson (2009) voltada aos alunos do 6º do ensino fundamental II ultilizando algumas formas poéticas. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo, fundamentado em Coelho (2000), Pinheiro (2007), Bordini (1991), Sorrentini (2009), Gregorin Filho (2009), dentre outros estudiosos da área, que tiveram uma grande contribuição para a realização deste trabalho. A pesquisa encontra no gênero poesia infantil diversas concepções que o fazem uma eficiente ferramenta na formação leitora de crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-01
dc.description.abstract This research aims to address the children's poetry genre as a tool in the formation of literary readers. Its purpose is to clarify the historical bias of the concept of childhood and the relationship between children, literature and school. Furthermore, this research presents an analysis of the characteristics of the poetry genre and the benefits of studying it in the classroom. Finally, a didactic sequence based on Cosson (2009) will be presented external to 6th grade students using some poetic forms. This is a bibliographical and qualitative research, based on Coelho (2000), Pinheiro (2007), Bordini (1991), Sorrentini (2009), Gregorin Filho (2009), among other scholars in the area, who had a great contribution to the completion of this work. The research finds in the children's poetry genre several concepts that make it an efficient tool in training children as readers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35738
dc.date.accessioned 2024-05-21T18:00:48Z
dc.date.available 2024-05-21
dc.date.available 2024-05-21T18:00:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Poesia infantil pt_BR
dc.subject Formação de leitor pt_BR
dc.subject Leitor literário pt_BR
dc.subject Criança e literatura pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Children's poetry pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Literary reader pt_BR
dc.subject Children and literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Giovanna Sampaio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Children's poetry in the formation of literary readers: proposed activities for the 6th year / Giovanna Sampaio Ferreira. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Giovana Sampaio. A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta