dc.creator.ID |
FERREIRA, J. A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1355128081383769 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Maria Vanice Lacerda de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. V. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8583361104101777 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Erik Viana Carlos. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
A argumentação é um recurso que utilizamos tanto na fala quanto na escrita. Através dela,
buscamos fazer com que outras pessoas concordem com nossa opinião e, em textos específicos,
como na redação do ENEM, colaboramos para a defesa de uma tese em relação a um tema.
Nesse contexto, no presente trabalho, o objetivo geral é analisar o papel das conjunções
explicativas no processo de construção da argumentação em textos dissertativo-argumentativos e,
como objetivos específicos, identificar, nas redações, a ocorrência das conjunções explicativas;
bem como compreender as relações de sentido entre elas e a oração a que pertencem, além de
investigar a adequação do emprego dessas conjunções e as possibilidades intencionais do
produtor ao utilizá-las para a defesa da tese. Para atingir os objetivos propostos, num primeiro
momento foi construído o arcabouço teórico sobre o tema, com base, principalmente, nos estudos
de Azeredo (2010), Bechara (2003), Câmara Júnior (2011), Koch (1993, 2003; 2014), Lima
(2012), Marcuschi (2010), entre outros. Posteriormente, foi realizada a seleção do corpus do
trabalho, as redações fazem parte de um banco de dados disponibilizado pelo INEP e por outras
mídias, sendo que as que serão analisadas estão disponíveis no site do G1 - educação. Assim,
neste trabalho, com os estudos acerca da construção da argumentação e do uso e sentido das
conjunções explicativas, tivemos o objetivo de colaborar com estudos futuros, a fim de que tanto
professores quanto alunos possam discutir possibilidades de construção de textos argumentativos
com o auxílio das conjunções, numa perspectiva do trabalho com o ensino da gramática
contextualizada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise semântico-discursiva das conjunções explicativas no texto dissertativo-argumentativo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-16 |
|
dc.description.abstract |
Argumentation is a resource that we use both in speaking and writing. Through it, we seek to
make other people agree with our opinion and, in specific texts, such as the ENEM essay, we
collaborate to defend a thesis in relation to a topic. In this context, in the present work, the
general objective is to analyze the role of explanatory conjunctions in the process of constructing
argumentation in dissertation-argumentative texts and, as specific objectives, to identify, in
essays, the occurrence of explanatory conjunctions; as well as understand the relationships of
meaning between them and the sentence to which they belong, in addition to investigate the
appropriateness of using these conjunctions and the producer's intentional possibilities when
using them to defend the thesis. To achieve the proposed objectives, initially the theoretical
framework on the topic was constructed, based mainly on studies by Azeredo (2010), Bechara
(2003), Câmara Júnior (2011), Koch (1993, 2003; 2014), Lima (2012), Marcuschi (2010),
between others. Subsequently, the corpus of work was selected, the essays are part of a database
available by INEP and made available to other media, and those that will be analyzed are
available on the G1 - Education website. Thus, in this work, with studies on the construction of
argumentation and the use and meaning of explanatory conjunctions, we aimed to collaborate
with future studies, so that both teachers and students can discuss possibilities for constructing
argumentative texts with the help of conjunctions, from a perspective of working with the
teaching of contextualized grammar. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35742 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-21T18:46:07Z |
|
dc.date.available |
2024-05-21 |
|
dc.date.available |
2024-05-21T18:46:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Conjunções explicativas |
pt_BR |
dc.subject |
Construção da Argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Texto dissertativo - Argumentativo |
pt_BR |
dc.subject |
Text genre |
pt_BR |
dc.subject |
Explanatory conjunctions |
pt_BR |
dc.subject |
Construction of the Argument |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertation text - Argumentative |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, José Aldo Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A semantic-discursive analysis of explanatory conjunctions in the dissertation-argumentative text. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, José Aldo Santos. Uma análise semântico-discursiva das conjunções explicativas no texto
dissertativo-argumentativo. 2023. 71f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |