DSpace/Manakin Repository

Uma análise semântico-discursiva das conjunções explicativas no texto dissertativo-argumentativo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, J. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1355128081383769 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Maria Vanice Lacerda de.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. V. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8583361104101777 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Erik Viana Carlos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo A argumentação é um recurso que utilizamos tanto na fala quanto na escrita. Através dela, buscamos fazer com que outras pessoas concordem com nossa opinião e, em textos específicos, como na redação do ENEM, colaboramos para a defesa de uma tese em relação a um tema. Nesse contexto, no presente trabalho, o objetivo geral é analisar o papel das conjunções explicativas no processo de construção da argumentação em textos dissertativo-argumentativos e, como objetivos específicos, identificar, nas redações, a ocorrência das conjunções explicativas; bem como compreender as relações de sentido entre elas e a oração a que pertencem, além de investigar a adequação do emprego dessas conjunções e as possibilidades intencionais do produtor ao utilizá-las para a defesa da tese. Para atingir os objetivos propostos, num primeiro momento foi construído o arcabouço teórico sobre o tema, com base, principalmente, nos estudos de Azeredo (2010), Bechara (2003), Câmara Júnior (2011), Koch (1993, 2003; 2014), Lima (2012), Marcuschi (2010), entre outros. Posteriormente, foi realizada a seleção do corpus do trabalho, as redações fazem parte de um banco de dados disponibilizado pelo INEP e por outras mídias, sendo que as que serão analisadas estão disponíveis no site do G1 - educação. Assim, neste trabalho, com os estudos acerca da construção da argumentação e do uso e sentido das conjunções explicativas, tivemos o objetivo de colaborar com estudos futuros, a fim de que tanto professores quanto alunos possam discutir possibilidades de construção de textos argumentativos com o auxílio das conjunções, numa perspectiva do trabalho com o ensino da gramática contextualizada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Uma análise semântico-discursiva das conjunções explicativas no texto dissertativo-argumentativo. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-16
dc.description.abstract Argumentation is a resource that we use both in speaking and writing. Through it, we seek to make other people agree with our opinion and, in specific texts, such as the ENEM essay, we collaborate to defend a thesis in relation to a topic. In this context, in the present work, the general objective is to analyze the role of explanatory conjunctions in the process of constructing argumentation in dissertation-argumentative texts and, as specific objectives, to identify, in essays, the occurrence of explanatory conjunctions; as well as understand the relationships of meaning between them and the sentence to which they belong, in addition to investigate the appropriateness of using these conjunctions and the producer's intentional possibilities when using them to defend the thesis. To achieve the proposed objectives, initially the theoretical framework on the topic was constructed, based mainly on studies by Azeredo (2010), Bechara (2003), Câmara Júnior (2011), Koch (1993, 2003; 2014), Lima (2012), Marcuschi (2010), between others. Subsequently, the corpus of work was selected, the essays are part of a database available by INEP and made available to other media, and those that will be analyzed are available on the G1 - Education website. Thus, in this work, with studies on the construction of argumentation and the use and meaning of explanatory conjunctions, we aimed to collaborate with future studies, so that both teachers and students can discuss possibilities for constructing argumentative texts with the help of conjunctions, from a perspective of working with the teaching of contextualized grammar. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35742
dc.date.accessioned 2024-05-21T18:46:07Z
dc.date.available 2024-05-21
dc.date.available 2024-05-21T18:46:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Conjunções explicativas pt_BR
dc.subject Construção da Argumentação pt_BR
dc.subject Texto dissertativo - Argumentativo pt_BR
dc.subject Text genre pt_BR
dc.subject Explanatory conjunctions pt_BR
dc.subject Construction of the Argument pt_BR
dc.subject Dissertation text - Argumentative pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, José Aldo Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A semantic-discursive analysis of explanatory conjunctions in the dissertation-argumentative text. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, José Aldo Santos. Uma análise semântico-discursiva das conjunções explicativas no texto dissertativo-argumentativo. 2023. 71f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta