dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Wallace. |
|
dc.contributor.referee2 |
CORREA, Adriana Moreira de Souza. |
|
dc.description.resumo |
A leitura é um tema de constante discussão entre pesquisadores e professores que defendem
que o ato de ler ultrapassa a simples decodificação do texto escrito, sendo, portanto, o ato de
atribuir sentidos. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo relatar uma experiência
vivida no estágio em escolas municipais na cidade de Marizópolis-PB, como docente em
formação da área do curso de Letras - Língua Portuguesa. Para isso, discutimos sobre o
processo de leitura com ênfase nas estratégias; descrevemos a experiência vivida no estágio na
área de Língua Portuguesa, focalizando a leitura nos anos finais; e refletimos acerca da
problemática descrita no relato. Para fomentar as discussões, a pesquisa está fundamentada,
principalmente nos estudos de Kleiman (1999), Solé (1998), Koch e Elias (2013) no que se
refere às concepções de leitura e estratégias para a formação de leitores proficientes; e em
Fávero e Koch (2005) que apresentam conceitos de texto. Também consideramos a Base
Nacional Comum Curricular – BNCC, na fundamentação de leitura e suas estratégias. A
metodologia deste trabalho corresponde ao tipo ex-post-facto e possui a abordagem
qualitativa. Como resultados da pesquisa, ficou evidente que as estratégias de leitura podem
trazer mudanças positivas para o ensino de Língua Portuguesa. Além disso, ressaltou-se a
importância que o estágio tem para a formação dos docentes desta área, pois possibilita novas
perspectivas de ensino da leitura através do que foi observado em sala e de como a
compreensão textual é importante para a vida social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A leitura nos anos finais do ensino fundamental nas Escolas Municipais de Marizópolis-PB: uma experiência de estágio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-06 |
|
dc.description.abstract |
Reading is a subject of constant discussion among researchers and teachers that research
argues that the act of reading goes beyond the simple decoding of written text, and is therefore
the act of assigning meanings. In this context, the aim of this research is to report on an
internship experience in municipal schools in the city of Marizópolis-PB, as a teacher in
training in the area of Languages - Portuguese Language. To this end, we discuss the reading
process with an emphasis on strategies; we describe the internship experience in the area of
Portuguese Language, focusing on reading in the final years; and we reflect on the problems
described in the report. In order to foster discussions, the research is based mainly on the
studies of Kleiman (1999), Solé (1998), Koch and Elias (2013) with regard to conceptions of
reading and strategies for training proficient readers; and Fávero and Koch (2005) who
present concepts of text. We also considered the National Common Core Curriculum (BNCC),
which provides a basis for reading and its strategies. The methodology of this work
corresponds to the ex-post-facto type and has a qualitative approach. The results of the
research show that reading strategies can bring positive changes to Portuguese language
teaching. In addition, the importance of the internship for the training of teachers in this area
was highlighted, as it provides new perspectives on teaching reading through what was
observed in the classroom and how important textual comprehension is for the social life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35755 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-22T20:43:31Z |
|
dc.date.available |
2024-05-22 |
|
dc.date.available |
2024-05-22T20:43:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Common National Curriculum Base |
pt_BR |
dc.subject |
Internship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Lahrra Katlyn Pedrosa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading in the final years of elementary school in the Municipal Schools of Marizópolis-PB: an internship experience. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Lahrra Katlyn Pedrosa de. A leitura nos anos finais do ensino fundamental nas Escolas Municipais de Marizópolis-PB: uma experiência de estágio. 2023. 41f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023 |
pt_BR |