DSpace/Manakin Repository

Simulação computacional com AnyLogic para a redução do tempo de espera e minimização da ociosidade nas operações de checkout: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, J. V. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Yuri Laio Teixeira Veras.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Y. L. T. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8971490719107438 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.contributor.referee1ID FARIAS, C. B. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Daniel Augusto de Moura.
dc.contributor.referee2ID PEREIRA, D. A. M. pt_BR
dc.description.resumo Desde os primórdios do comércio, a gestão eficaz das filas tem sido uma preocupação constante para as empresas. A espera prolongada dos clientes nas filas não apenas gera insatisfação, mas também acarreta custos significativos para as organizações e influencia diretamente nas vendas. Ao longo da história, diversas estratégias foram empregadas para minimizar esse problema, mas somente com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de métodos analíticos mais sofisticados, como a teoria das filas aliada à simulação computacional, é que se tornou possível uma abordagem mais precisa e eficiente na gestão desses sistemas. Neste contexto, este estudo se propõe a investigar e modelar a complexa dinâmica das filas de atendimento em uma rede de supermercados na Paraíba, levando em consideração não apenas a demanda variável ao longo do dia e do mês, mas também os diferentes parâmetros que influenciam no tempo de espera dos clientes e na eficiência dos recursos disponíveis. Através da análise detalhada desses dados, busca-se identificar o número ideal de operadores de caixa, visando oferecer um gerenciamento eficiente do tempo de espera e, consequentemente, aprimorar a experiência dos clientes no estabelecimento. Além disso, este estudo também se propõe a demonstrar a relevância da gestão de filas no ambiente comercial, destacando os desafios enfrentados pelas empresas ao longo do tempo para conciliar a eficiência operacional com a satisfação do cliente. Ao compreendermos melhor as dificuldades e os avanços tecnológicos que moldaram essa área, poderemos contextualizar de forma mais abrangente as soluções propostas neste trabalho que engloba variáveis como taxa de utilização dos recursos, tempo de espera dos clientes e tamanho da fila, com o intuito de identificar soluções que otimizem o processo de atendimento, contribuindo para uma gestão mais eficaz do supermercado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.title Simulação computacional com AnyLogic para a redução do tempo de espera e minimização da ociosidade nas operações de checkout: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-16
dc.description.abstract Since the beginnings of commerce, effective queue management has been a constant concern for companies. Customers' prolonged waiting in queues not only generates dissatisfaction, but also causes significant costs for organizations and directly influences sales. Throughout history, several strategies have been employed to minimize this problem, but only with the advancement of technology and the development of more sophisticated analytical methods, such as queuing theory combined with computer simulation, did a more precise and efficient approach become possible. efficient in managing these systems. In this context, this study proposes to investigate and model the complex dynamics of service queues in a supermarket chain in Paraíba, taking into account not only the variable demand throughout the day and month, but also the different parameters that influence the customer waiting time and the efficiency of available resources. Through detailed analysis of this data, the aim is to identify the ideal number of cashiers, aiming to offer efficient management of waiting time and, consequently, improve the customer experience at the establishment. Furthermore, this study also aims to demonstrate the relevance of queue management in the commercial environment, highlighting the challenges faced by companies over time to reconcile operational efficiency with customer satisfaction. By better understanding the difficulties and technological advances that have shaped this area, we will be able to contextualize in a more comprehensive way the solutions proposed in this work, which encompasses variables such as resource utilization rate, customer waiting time and queue size, with the aim of identifying solutions that optimize the service process, contributing to more effective supermarket management. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35768
dc.date.accessioned 2024-05-23T14:49:44Z
dc.date.available 2024-05-23
dc.date.available 2024-05-23T14:49:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Simulação computacional pt_BR
dc.subject Filas - modelagem pt_BR
dc.subject Gestão de filas pt_BR
dc.subject AnyLogic pt_BR
dc.subject Teoria das filas pt_BR
dc.subject Sistema de filas pt_BR
dc.subject Supermercado - filas pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Computer simulation pt_BR
dc.subject Queues - modeling pt_BR
dc.subject Queue management pt_BR
dc.subject Queuing theory pt_BR
dc.subject Queuing system pt_BR
dc.subject Supermarket - queues pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, João Vitor da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Computer simulation with AnyLogic to reduce waiting time and minimize idleness in checkout operations: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, João Vitor da Silva. Simulação computacional com AnyLogic para a redução do tempo de espera e minimização da ociosidade nas operações de checkout: um estudo de caso. 2024. 100f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35768 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta