DSpace/Manakin Repository

As tecnologias sociais nas escolas do/no campo no Cariri Paraibano e suas interfaces na construção da educação contextualizada no currículo escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4337261576308603 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes Fabiano Custódio de Oliveira pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2ID SILVA, M. S. pt_BR
dc.contributor.referee3 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee3ID LIMA, A. S. pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa intutulada “As tecnologias sociais nas escolas do/no campo no cariri paraibano e suas interfaces na construção da educação contextualizada no currículo escolar” faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores e Prática Pedagógica – Nupeforp que teve por objetivo geral identificar quais as tecnologias sociais estão presentes nas escolas do campo localizadas no Cariri Paraibano e o modo as mesmas estão inseridas no currículo escolar numa perspectiva de contextualização da Educação. Para tanto, tivemos como objetivos específicos: Mapear as tecnologias sociais presentes nas escolas no campo do Cariri paraibano; Identificar como as tecnologias sociais foram implantadas nas escolas e como se dá seu acompanhamento como práticos educativos e verificar de que forma as tecnologias sociais são abordadas na prática pedagógica do professor e sua contribuição na contextualização do currículo. A abordagem qualitativa, numa perspectiva descritiva, orientou os procedimentos que foram utilizados, que consistiu em duas etapas: estudo exploratório e a pesquisa de campo (Gil, 2010). O Campo da Pesquisa se deu em duas escolas do campo em municípios do cariri paraibano, que possuem em sua área diferentes tecnologias sociais implantadas, e os participantes da pesquisa foram os coordenadores pedagógicos e os professores/as das referidas escolas. Verificamos no final da pesquisa que as TS são de extrema importância tanto para escola quanto para comunidade, pois ela contribui para uma nova visão de fazer Educação escolar e também a não escolar, ou seja, contribuem para que tenha uma Educação Contextualizada e um currículo contextualizado, respeitando as múltiplas diversidades existentes no Semiárido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title As tecnologias sociais nas escolas do/no campo no Cariri Paraibano e suas interfaces na construção da educação contextualizada no currículo escolar. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-09
dc.description.abstract This research entitled “Social technologies in schools in the field of Cariri Paraibano and its contextualization in the school curriculum ” does part of the Center for Studies and Research in Rural Education, Training of Teachers and Pedagogical Practice – Nupeforp, whose general objective was identify which social technologies are present in rural schools located in Cariri Paraibano and the way they are inserted in the school curriculum from a perspective of contextualization of Education. For Therefore, we had the following specific objectives: Map social Technologies present in schools in the Cariri countryside of Paraíba; Identify how the social technologies were implemented in schools and how they work monitoring as educational practices and verify how the social technologies are addressed in the teacher’s pedagogical practice and their contribution to the contextualization of the curriculum. The qualitative approach, in a descriptive perspective, guided the procedures that were used, which consisted of two stages: exploratory study and field research (Gil, 2010). The Research Field took place in two rural schools in municipalities in Cariri Paraíba, which have in their area diferente social technologies implemented, and the research participants were the pedagogical coordinators and teachers from the aforementioned schools. We verified at the end of the research that ST are extremely important both for school and for the community, as it contributes to a new vision of carrying out school and non-school education, that is, they contribute to that has a Contextualized Education and a contextualized curriculum, respecting the multiple diversities existing in the Semiarid region. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35775
dc.date.accessioned 2024-05-23T18:47:55Z
dc.date.available 2024-05-23
dc.date.available 2024-05-23T18:47:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Tecnologias sociais pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Social technologies pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject School curriculum pt_BR
dc.subject Coexistence with the semi-arid region pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Moizés de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social technologies in rural schools in Cariri Paraibano and their interfaces in the construction of education contextualized in the school curriculum. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Moizés de Souza. As tecnologias sociais nas escolas do/no campo no Cariri Paraibano e suas interfaces na construção da educação contextualizada no currículo escolar. 2024. 54f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35775 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta