Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
As práticas educomunicativas integram um fenômeno presente na sociedade desde meados do século XX. O campo de conhecimento da educomunicação nasce com a observação sistemática dessas atividades educativas e com a constatação de sua relevância para as comunidades latino-americanas. Para que o campo pudesse ser legitimado e sua existência epistemologicamente reconhecida, nos anos finais da década de 1990, foi realizada, pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, uma pesquisa com ampla amostra de especialistas, alocados em 12 países do continente. A pesquisa demonstrou o potencial da Educomunicação e do Educomunicador para a sociedade latino-americana. No Brasil, a Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade de São Paulo identificaram a pertinência da formação desses profissionais e, no início da década de 2010, passaram a oferecer cursos de graduação em Educomunicação. Além disso, outras instituições de ensino superior também vêm ofertando cursos de pós-graduação na área. Este livro preenche importante lacuna de material didático para a formação conceitual e prática desses profissionais, reunindo informações sobre o surgimento do campo, além de conceitos e valores que norteiam as ações educomunicativas. Como a intervenção social é a principal ferramenta de trabalho do educomunicador, as características das áreas de intervenção são apresentadas, assim como percursos metodológicos para o desenvolvimento de intervenções educomunicativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Comunicação. |
pt_BR |
dc.title |
Projetos de intervenção em Educomunicação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35804 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-28T10:10:08Z |
|
dc.date.available |
2024-05-28 |
|
dc.date.available |
2024-05-28T10:10:08Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Educomunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação midiática |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenções educomunicativas |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia da comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia na Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educomunicador |
pt_BR |
dc.subject |
Profissional da Educomunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Educommunication |
pt_BR |
dc.subject |
Media education |
pt_BR |
dc.subject |
Educommunicative interventions |
pt_BR |
dc.subject |
Communication pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Technology in Education |
pt_BR |
dc.subject |
Educommunicator |
pt_BR |
dc.subject |
Educommunication Professional |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Intervention projects in Educommunication. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em Educomunicação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-284-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35804 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée