DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental na escola: revisando a literatura com ênfase no emprego do artesanato como ferramenta didática.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, MICHELLE GOMES. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.referee1ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.contributor.referee2 CUNHA, Sanzia Viviane Farias F.
dc.contributor.referee2ID FERREIRA, S. V. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1507583056956538 pt_BR
dc.description.resumo A Educação Ambiental caracteriza-se pelo reconhecimento e, ao mesmo tempo, aprimoramento de valores e conceitos. Tendo como ponto de partida o desenvolvimento das habilidades e contextualidade em relação ao meio. Leva a entender o quão é fundamental a mesma é, e estabelecendo interações. Foram buscados os trabalhos nas principais plataformas da Internet (Google©, Periódicos Capes®, etc.). A pesquisa foi de fevereiro a abril de 2024. Os principais termos chave foram: educação ambiental, artesanato, material reciclável. Trouxe justamente em sua concepção, a ideia de implementar formas didáticas, de trabalhar a educação ambiental em sala de aula, voltadas para à reciclagem. E ao mesmo tempo facilitar a compreensão dos alunos e comunidade em geral, da importância de preservar o meio ambiente. Por essa razão, está revisão bibliografia, trás a interação entre os trabalhos utilizados como base, bem como as ideias da autora do presente trabalho, para construir essa junção de conhecimentos. Onde essa formulação vai auxiliar na manutenção do meio ambiente, para viabilizar soluções, em cima dos problemas ambientais existentes. Dessa forma, este trabalho é indispensável para fundamentação das políticas públicas sociais, que buscam resoluções para a implementação de diferentes ferramentas, para trabalhar a referida temática dentro da sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Educação ambiental na escola: revisando a literatura com ênfase no emprego do artesanato como ferramenta didática. pt_BR
dc.date.issued 2024-04-30
dc.description.abstract Environmental Education is characterized by the recognition and, at the same time, improvement of values and concepts. Taking as a starting point the development of skills and contextuality in relation to the environment. It leads to understanding how fundamental it is, and establishing interactions. The works were searched on the main Internet platforms (Google©, Periódicos Capes®, etc.). The research was from February to April 2024. The main key terms were: environmental education, crafts, recyclable material. It brought precisely in its conception the idea of implementing didactic forms, of working on environmental education in the classroom, focused on recycling. And at the same time, it makes it easier for students and the community in general to understand the importance of preserving the environment. For this reason, this bibliographical review highlights the interaction between the works used as a basis, as well as the ideas of the author of this work, to build this combination of knowledge. Where this formulation will help maintain the environment, to enable solutions to existing environmental problems. Therefore, this work is essential for the foundation of public social policies, which seek resolutions for the implementation of different tools to work on the aforementioned theme within the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35809
dc.date.accessioned 2024-05-28T13:27:03Z
dc.date.available 2024-05-28
dc.date.available 2024-05-28T13:27:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental - escola pt_BR
dc.subject Educação ambiental – artesanato pt_BR
dc.subject Educação ambiental – material reciclável pt_BR
dc.subject Educação ambiental – sala de aula pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Education environmental – crafts pt_BR
dc.subject Environmental education – recyclable material pt_BR
dc.subject Environmental education – classroom pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Educación ambiental - escuela pt_BR
dc.subject Educación ambiental – artesanías pt_BR
dc.subject Educación ambiental – material reciclable pt_BR
dc.subject Educación ambiental – aula pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Bianca de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education at school: reviewing the literature with an emphasis on use of crafts as a teaching tool. pt_BR
dc.title.alternative Educación ambiental en la escuela: revisión de la literatura con énfasis en Uso de las manualidades como herramienta didáctica. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Bianca de Araújo. Educação ambiental na escola: revisando a literatura com ênfase no emprego do artesanato como ferramenta didática. 2024. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. pt_BR
dc.description.resumen La Educación Ambiental se caracteriza por el reconocimiento y, al mismo tiempo, mejora de valores y conceptos. Tomando como punto de partida el desarrollo de habilidades y contextualidad en relación con el entorno. Lleva a entendiendo lo fundamental que es y estableciendo interacciones. Ellos eran Se buscaron obras en las principales plataformas de Internet (Google©, Publicaciones periódicas Capes®, etc.). La búsqueda fue de febrero a abril de 2024. Los principales términos clave fueron: educación ambiental, artesanías, material reciclable. Lo trajo precisamente en su concepción, la idea de implementar formas didácticas, de trabajar la educación Ambiente en el aula, enfocado al reciclaje. Y al mismo tiempo facilitar comprensión de los estudiantes y de la comunidad en general, de la importancia de preservar el medio ambiente ambiente. Por esta razón, esta revisión bibliográfica resalta la interacción entre las obras utilizado como base, así como las ideas del autor de este trabajo, para construir esta combinación de conocimientos. ¿Dónde ayudará esta formulación? mantenimiento del medio ambiente, para permitir soluciones a los problemas condiciones ambientales existentes. Por lo tanto, este trabajo es esencial para fundamento de las políticas públicas sociales, que buscan resoluciones para implementación de diferentes herramientas, para trabajar el tema antes mencionado dentro del aula. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta