dc.description.resumo |
Neste trabalho intencionamos construir uma reflexão sobre o panorama que se apresenta à Educação do
Campo no Brasil, tendo como pano de fundo econômico e pedagógico o cenário nacional e internacional
que circula a atual tensão paradigmática (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) em torno desta
modalidade educacional. Para tanto, a reflexão segue dois caminhos interdependentes. O primeiro
caminho é contextual e trata do aprofundamento da hegemonia neoliberal na América latina (QUIJANO,
2005; ALVES, 2003) e do Agronegócio como interventor ativo na apropriação da Educação do Campo
(JESUS & JESUS, 2011). O segundo caminho diz respeito às reformas sociais e educacionais (as
pretendidas e as que estão em debate) instituídas no contexto pós-golpe de 2016 e suas relações com o
campo e com a Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
In this work we intend to construct a reflection about the panorama that presents itself to the Field
Education in Brazil, having as economic and pedagogical background the national and international
scenario that circulates the current paradigmatic tension (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) in
around this educational modality. For this, reflection follows two interdependent paths. The first path is
contextual and deals with the deepening of neoliberal hegemony in Latin America (QUIJANO, 2005;
ALVES, 2003) and Agribusiness as active intervenor in the appropriation of Field Education (JESUS &
JESUS, 2011). The second path concerns the social and educational reforms (both intended and debated)
instituted in the post-coup context of 2016 and their relations with the field and with field education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-28T17:04:25Z |
|
dc.date.available |
2024-05-28 |
|
dc.date.available |
2024-05-28T17:04:25Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Agronegócio |
pt_BR |
dc.subject |
Reformas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Hegemonia neoliberal - América Latina |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Agribusiness |
pt_BR |
dc.subject |
Educational reforms |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberal hegemony - Latin America |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
|
dc.creator |
SILVA, Janssen Felipe da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Another salvo in the paradigmatic war of Rural Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo. Revista de Administração Educacional - CE - UFPE, Recife-PE v.10, n. 01, Jan/jun. 2019. ISSN 2359-82. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811 |
pt_BR |