DSpace/Manakin Repository

Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste trabalho intencionamos construir uma reflexão sobre o panorama que se apresenta à Educação do Campo no Brasil, tendo como pano de fundo econômico e pedagógico o cenário nacional e internacional que circula a atual tensão paradigmática (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) em torno desta modalidade educacional. Para tanto, a reflexão segue dois caminhos interdependentes. O primeiro caminho é contextual e trata do aprofundamento da hegemonia neoliberal na América latina (QUIJANO, 2005; ALVES, 2003) e do Agronegócio como interventor ativo na apropriação da Educação do Campo (JESUS & JESUS, 2011). O segundo caminho diz respeito às reformas sociais e educacionais (as pretendidas e as que estão em debate) instituídas no contexto pós-golpe de 2016 e suas relações com o campo e com a Educação do Campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract In this work we intend to construct a reflection about the panorama that presents itself to the Field Education in Brazil, having as economic and pedagogical background the national and international scenario that circulates the current paradigmatic tension (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) in around this educational modality. For this, reflection follows two interdependent paths. The first path is contextual and deals with the deepening of neoliberal hegemony in Latin America (QUIJANO, 2005; ALVES, 2003) and Agribusiness as active intervenor in the appropriation of Field Education (JESUS & JESUS, 2011). The second path concerns the social and educational reforms (both intended and debated) instituted in the post-coup context of 2016 and their relations with the field and with field education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811
dc.date.accessioned 2024-05-28T17:04:25Z
dc.date.available 2024-05-28
dc.date.available 2024-05-28T17:04:25Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Agronegócio pt_BR
dc.subject Reformas educacionais pt_BR
dc.subject Hegemonia neoliberal - América Latina pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Agribusiness pt_BR
dc.subject Educational reforms pt_BR
dc.subject Neoliberal hegemony - Latin America pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.creator SILVA, Janssen Felipe da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Another salvo in the paradigmatic war of Rural Education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo. Revista de Administração Educacional - CE - UFPE, Recife-PE v.10, n. 01, Jan/jun. 2019. ISSN 2359-82. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta