DSpace Repository

A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.

Show simple item record

dc.description.resumo Este trabalho intenciona compreender a constituição contextual e epistêmica das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013 através das Epistemologias do Sul. Para tanto, tecemos um diálogo entre o Pensamento Decolonial Latino-Americano (MIGNOLO, 2005; 2007; QUIJANO 2005, 2007; WALSH, 2008, 2009) e a Sociologia das Ausências e a Sociologia das Emergências (SANTOS, 2010a; SANTOS, 2010b). Utilizamos a metodologia do ensaio bibliográfico para relacionar o diálogo entre as Epistemologias do Sul e o contexto de produção das coleções didáticas do PNLDCAMPO/ 2013. Ressaltamos que o Colonialismo se estabeleceu por meio de monoculturas que alicerçam a lógica da Colonialidade. Estas monoculturas coloniais são confrontadas pelas atitudes decoloniais dos povos campesinos que reivindicam projetos outros de sociedade produzindo ecologias decoloniais. Este conflito atravessa os livros didáticos utilizados nos territórios rurais, uma vez que estes representam textos curriculares que se expressam no contexto da Diferença Colonial. Frisamos a importância histórica da ocupação dos livros didáticos pelos povos campesinos. Todavia, compreendemos que a oficialização das diferenças culturais não é suficiente para a construção de um Ainda-Não Intercultural Crítico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This work aims to comprehend the contextual and epistemic constitution of the teaching collections from PNLD-CAMPO/2013 through the Southern Epistemologies. Thus, we built a dialogue between the Latin-American Decolonial Thinking (MIGNOLO, 2005; 2007; QUIJANO 2005, 2007; WALSH, 2008, 2009) and the Sociology of Absences and the Sociology of Emergencies (SANTOS, 2010a; SANTOS, 2010b). We used the methodology of bibliographical essay to connect the dialogue between the Southern Epistemologies and the context of production of the teaching collection from PNLD-CAMPO/2013. We emphasize that the Colonialism was established by the monocultures that are the basis of the logic of Coloniality. These colonial monocultures are confronted by the decolonial attitudes of the rural people whom claim projects from other societies producing decolonial ecologies. This conflict crosses the didactic books used in rural areas, as they represent curricular texts which are expressed in the context of Colonial Difference. We highlight the historical importance of the occupation of didactic books by rural people. However, we comprehend that the officialization of the cultural differences are not enough to the construction of a Not-Yet Interculutural Critic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814
dc.date.accessioned 2024-05-28T17:16:45Z
dc.date.available 2024-05-28
dc.date.available 2024-05-28T17:16:45Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Análise de livro didático pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático - Campo pt_BR
dc.subject PNLD-CAMPO pt_BR
dc.subject Pensamento decolonial latino-americano pt_BR
dc.subject Epistemologias do sul pt_BR
dc.subject Coleções didáticas - PNLD-CAMPO pt_BR
dc.subject Interculturalidade pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Textbook analysis pt_BR
dc.subject National Textbook Program - Field pt_BR
dc.subject Latin American decolonial thought pt_BR
dc.subject Southern epistemologies pt_BR
dc.subject Didactic collections - PNLD-CAMPO pt_BR
dc.subject Interculturality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.creator SILVA, Janssen Felipe da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The decolonial critique of southern epistemologies and the context in which the didactic collections of PNLD-CAMPO/2013 were constituted. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013. REALIS, v.4, n. 02, Jul-Dez. 2014 – ISSN 2179-7501. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account