Repositorio Dspace/Manakin

Paradigmas da Educação do Campo: um olhar a partir dos estudos pós-coloniais Latino-Americanos.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo O artigo é fruto da articulação de três pesquisas de Mestrado em andamento. Trata dos Paradigmas Educacionais presentes na educação ofertada aos territórios rurais à luz dos Estudos Pós-coloniais Latino-americanos. Parte do pressuposto de que a educação ofertada aos territórios rurais não se deu de maneira uniforme, tendo sido espaço de constantes tensões paradigmáticas. Em face disto, definimos como objetivo geral: compreender os Paradigmas Educacionais presentes na educação ofertada aos territórios rurais. Para tanto nos utilizamos do ensaio biográfico através das leituras sobre Estudos Pós-coloniais Latino-americanos e Educação do Campo. Apontamos que os Paradigmas Educacionais são sustentados por cosmovisões. Nos Paradigmas coexistem conflitivamente a Colonialidade e a Decolonialidade, com possibilidades para a construção de um Paradigma Decolonial da Educação do Campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Paradigmas da Educação do Campo: um olhar a partir dos estudos pós-coloniais Latino-Americanos. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35816
dc.date.accessioned 2024-05-28T17:22:24Z
dc.date.available 2024-05-28
dc.date.available 2024-05-28T17:22:24Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Estudos pós-coloniais latino-americanos pt_BR
dc.subject Paradigmas educacionais pt_BR
dc.subject Territórios rurais e educação pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Latin American postcolonial studies pt_BR
dc.subject Educational paradigms pt_BR
dc.subject Rural territories and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jassen Felipe da.
dc.creator MAINAR, Alcione Alves da Silva.
dc.creator SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.creator SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Paradigms of Rural Education: a look from Latin American post-colonial studies. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jassen Felipe da; MAINAR, Alcione Alves da Silva; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro da. Paradigmas da Educação do Campo: um olhar a partir dos estudos pós-coloniais Latino-Americanos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.09-38, jul./dez.2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35816 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta