dc.description.resumo |
O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado, intitulada: “Os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos presentes no currículo da formação de professores de um curso de licenciatura em Educação do
Campo do sertão pernambucano: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais
Latino-americanos”. A referida pesquisa teve início em junho de 2013 e foi finalizada em 2015, trazendo como objeto de pesquisa o currículo da formação de
professores, em especial o que diz respeito aos conteúdos de ensino que tratam
dos saberes campesinos. Esta pesquisa partiu do pressuposto de que o Campo,
enquanto território, é tecido por uma complexidade social, cultural, econômica,
epistêmica e educacional e de que historicamente as populações campesinas foram silenciadas (FERNANDES; MOLINA, 2004). Assim, compreendermos que,
por seu caráter heterogêneo, a Educação do Campo avoca uma educação específica e diferenciada, o que, por sua, vez demanda uma formação que trate das
epistemes produzidas nesse território que é material e imaterial. Tendo em vista
a complexidade que perpassa o território campesino, nos ancoramos na abordagem teórica-metodológica dos estudos pós-coloniais latino-americanos, uma
vez que essa abordagem nos permite compreender o Campo como território historicamente silenciado pelos modelos coloniais, mas que, em paralelo, apresenta
tramas decoloniais que possibilitam a vivência de modelos educacionais Outros
(QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2008). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-29T13:09:40Z |
|
dc.date.available |
2024-05-29 |
|
dc.date.available |
2024-05-29T13:09:40Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Campesinato |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes campesinos |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos pós-coloniais |
pt_BR |
dc.subject |
Sertão de Pernambuco - Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Peasantry |
pt_BR |
dc.subject |
Peasant knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Postcolonial studies |
pt_BR |
dc.subject |
Sertão de Pernambuco - Countryside Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro. |
|
dc.creator |
MAINAR, Alcione Alves da Silva. |
|
dc.creator |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The colonial wound present in the training curriculum: focusing on teaching content relating to peasant knowledge, a reading based on post-colonial studies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro; MAINAR, Alcione AAlves da Silva; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. A Ferida colonial Presente no Currículo da Formação: Em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes Campesinos uma leitura partir dos estudos Pós-Coloniais. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016, Juazeiro. Anais [...]. Juazeiro: UNIVASF, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 |
pt_BR |