DSpace/Manakin Repository

Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERNANDES, J. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5549241164445620 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luciano da.
dc.contributor.referee1 PAULO, Maria de Assunçao Lima de.
dc.contributor.referee1ID PAULO, Maria de Assunçao Lima de. pt_BR
dc.contributor.referee1ID PAULO, MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 pt_BR
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Valmir.
dc.contributor.referee2ID PEREIRA, Valmi. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Pereira, Valmi. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0112962944181662 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho analisa o protagonismo juvenil vivenciado na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. Nossa problemática questionou qual o sentido do protagonismo incentivado pelo programa de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT). A hipótese levantada foi que a operacionalização do conceito pouco permite o exercício de uma real autonomia. Nosso objetivo geral foi interpretar o conceito de protagonismo juvenil inserido no contexto de uma ECIT e realizar uma intervenção pedagógica que possibilite ampliar a percepção de protagonismo para além do “ajudar a escola”. A intervenção esteve baseada na Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), fizemos a coleta de dados por meio da observação participante na escola, das atividades de sondagens na turma da 3a série do ensino médio e da análise dos manuais da ECIT, confirmamos nossa hipótese. Realizamos uma intervenção pedagógica, na referida turma, que contou com as seguintes atividades: pesquisas, visita a uma ONG e elaboração de um livreto digital sobre a temática. A pesquisa esteve apoiada teoricamente no conceito de autonomia de Paulo Freire. Como resultado, a turma conseguiu ampliar o conceito de protagonismo, considerando que as/os estudantes foram capazes de relacionar o protagonismo juvenil com temas como: cidadania; juventude; política; democracia, isto é, categorias muito significativas para se pensar na autonomia do indivíduo e suas potencialidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-09-13
dc.description.abstract This study analyzes the youth protagonism experienced at the Integral Technical Citizen School Williams de Sousa Arruda in the city of Campina Grande-PB. Our problem questioned the meaning of protagonism encouraged by the program of Integral Technical Citizen Schools (ECIT). The hypothesis raised was that the operationalization of the concept allows little exercise of real autonomy. Our general objective was to interpret the concept of youth protagonism inserted in the context of an ECIT and to carry out a pedagogical intervention that allows expanding the perception of protagonism beyond "helping the school." The intervention was based on Action Research (THIOLLENT, 1986), and data were collected through participant observation at the school, survey activities in the 3rd-grade high school class, and analysis of ECIT manuals, confirming our hypothesis. We conducted a pedagogical intervention in the mentioned class, which included activities such as research, a visit to an NGO, and the development of a digital booklet on the theme. The research was theoretically supported by Paulo Freire's concept of autonomy. As a result, the class was able to expand the concept of protagonism, considering that students were able to relate youth protagonism to topics such as citizenship, youth, politics, democracy—categories significant for thinking about individual autonomy and potentialities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834
dc.date.accessioned 2024-05-29T14:00:54Z
dc.date.available 2024-05-29
dc.date.available 2024-05-29T14:00:54Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia – estudo e ensino pt_BR
dc.subject Práticas de ensino pt_BR
dc.subject Conteúdos curriculares pt_BR
dc.subject Escola integral – Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica pt_BR
dc.subject Sociology – study and teaching pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.subject Contents curriculums pt_BR
dc.subject Comprehensive school – pedagogical intervention pt_BR
dc.subject Youth protagonism – sociological perspective pt_BR
dc.subject Sociología – estudio y enseñanza pt_BR
dc.subject Prácticas docentes pt_BR
dc.subject Contenidos planes de estudios pt_BR
dc.subject Escuela integral – intervención pedagógica pt_BR
dc.subject Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, José Enilson.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Youth protagonism from a sociological perspective – an experience of pedagogical intervention at Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda in the city of Campina Grande-PB. pt_BR
dc.title.alternative Protagonismo juvenil desde una perspectiva sociológica – una experiencia de intervención pedagógica en la Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda en la ciudad de Campina Grande-PB. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, José Enilson. Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo analiza el protagonismo juvenil vivido en la Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda en la ciudad de Campina Grande-PB. Nuestro problemática cuestionó el significado del protagonismo alentado por la Escuelas Técnicas Integrales Ciudadanas (ECIT). La hipótesis planteada fue que la La operacionalización del concepto no permite el ejercicio de una autonomía real. Nuestro El objetivo general fue interpretar el concepto de protagonismo juvenil inserto en el contexto de una ECIT y realizar una intervención pedagógica que permita ampliar la percepción de protagonismo más allá de “ayudar a la escuela”. La intervención se basó en Investigación acción (THIOLLENT, 1986), recopilamos datos a través de la observación participante en la escuela, en actividades de encuesta en la clase de 3er año de secundaria y el análisis de los manuales ECIT, confirmamos nuestra hipótesis. realizamos un intervención pedagógica, en la citada clase, que incluyó las siguientes actividades: investigación, visita a una ONG y creación de un folleto digital sobre el tema. A La investigación se sustentó teóricamente en el concepto de autonomía de Paulo Freire. Como Como resultado, la clase logró ampliar el concepto de protagonismo, considerando que Los estudiantes lograron relacionar el protagonismo juvenil con temas como: ciudadanía; juventud; política; democracia, es decir, categorías muy significativas a considerar pensar en la autonomía del individuo y su potencial. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta