dc.creator.ID |
FERNANDES, J. E. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5549241164445620 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Luciano da. |
|
dc.contributor.referee1 |
PAULO, Maria de Assunçao Lima de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PAULO, Maria de Assunçao Lima de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
PAULO, MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Valmir. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PEREIRA, Valmi. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Pereira, Valmi. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0112962944181662 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho analisa o protagonismo juvenil vivenciado na Escola Cidadã Integral
Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. Nossa
problemática questionou qual o sentido do protagonismo incentivado pelo programa de
Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT). A hipótese levantada foi que a
operacionalização do conceito pouco permite o exercício de uma real autonomia. Nosso
objetivo geral foi interpretar o conceito de protagonismo juvenil inserido no contexto de
uma ECIT e realizar uma intervenção pedagógica que possibilite ampliar a percepção
de protagonismo para além do “ajudar a escola”. A intervenção esteve baseada na
Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), fizemos a coleta de dados por meio da observação
participante na escola, das atividades de sondagens na turma da 3a série do ensino médio
e da análise dos manuais da ECIT, confirmamos nossa hipótese. Realizamos uma
intervenção pedagógica, na referida turma, que contou com as seguintes atividades:
pesquisas, visita a uma ONG e elaboração de um livreto digital sobre a temática. A
pesquisa esteve apoiada teoricamente no conceito de autonomia de Paulo Freire. Como
resultado, a turma conseguiu ampliar o conceito de protagonismo, considerando que
as/os estudantes foram capazes de relacionar o protagonismo juvenil com temas como:
cidadania; juventude; política; democracia, isto é, categorias muito significativas para se
pensar na autonomia do indivíduo e suas potencialidades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-09-13 |
|
dc.description.abstract |
This study analyzes the youth protagonism experienced at the Integral Technical Citizen
School Williams de Sousa Arruda in the city of Campina Grande-PB. Our problem
questioned the meaning of protagonism encouraged by the program of Integral Technical
Citizen Schools (ECIT). The hypothesis raised was that the operationalization of the
concept allows little exercise of real autonomy. Our general objective was to interpret the
concept of youth protagonism inserted in the context of an ECIT and to carry out a
pedagogical intervention that allows expanding the perception of protagonism beyond
"helping the school." The intervention was based on Action Research (THIOLLENT,
1986), and data were collected through participant observation at the school, survey
activities in the 3rd-grade high school class, and analysis of ECIT manuals, confirming
our hypothesis. We conducted a pedagogical intervention in the mentioned class, which
included activities such as research, a visit to an NGO, and the development of a digital
booklet on the theme. The research was theoretically supported by Paulo Freire's concept
of autonomy. As a result, the class was able to expand the concept of protagonism,
considering that students were able to relate youth protagonism to topics such as
citizenship, youth, politics, democracy—categories significant for thinking about
individual autonomy and potentialities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-29T14:00:54Z |
|
dc.date.available |
2024-05-29 |
|
dc.date.available |
2024-05-29T14:00:54Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia – estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Conteúdos curriculares |
pt_BR |
dc.subject |
Escola integral – Intervenção pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology – study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practices |
pt_BR |
dc.subject |
Contents curriculums |
pt_BR |
dc.subject |
Comprehensive school – pedagogical intervention |
pt_BR |
dc.subject |
Youth protagonism – sociological perspective |
pt_BR |
dc.subject |
Sociología – estudio y enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Contenidos planes de estudios |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela integral – intervención pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, José Enilson. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Youth protagonism from a sociological perspective – an experience of pedagogical intervention at Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda in the city of Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Protagonismo juvenil desde una perspectiva sociológica – una experiencia de intervención pedagógica en la Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda en la ciudad de Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, José Enilson. Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência
de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams
de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo analiza el protagonismo juvenil vivido en la Escola Cidadã Integral
Técnica Williams de Sousa Arruda en la ciudad de Campina Grande-PB. Nuestro
problemática cuestionó el significado del protagonismo alentado por la
Escuelas Técnicas Integrales Ciudadanas (ECIT). La hipótesis planteada fue que la
La operacionalización del concepto no permite el ejercicio de una autonomía real. Nuestro
El objetivo general fue interpretar el concepto de protagonismo juvenil inserto en el contexto de
una ECIT y realizar una intervención pedagógica que permita ampliar la percepción
de protagonismo más allá de “ayudar a la escuela”. La intervención se basó en
Investigación acción (THIOLLENT, 1986), recopilamos datos a través de la observación
participante en la escuela, en actividades de encuesta en la clase de 3er año de secundaria
y el análisis de los manuales ECIT, confirmamos nuestra hipótesis. realizamos un
intervención pedagógica, en la citada clase, que incluyó las siguientes actividades:
investigación, visita a una ONG y creación de un folleto digital sobre el tema. A
La investigación se sustentó teóricamente en el concepto de autonomía de Paulo Freire. Como
Como resultado, la clase logró ampliar el concepto de protagonismo, considerando que
Los estudiantes lograron relacionar el protagonismo juvenil con temas como:
ciudadanía; juventud; política; democracia, es decir, categorías muy significativas a considerar
pensar en la autonomía del individuo y su potencial. |
pt_BR |